O lançamento oficial do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para utilização no âmbito municipal foi no dia 18 de agosto, quando o secretário José Juliano Espíndula (Saúde) e equipe apresentaram o funcionamento do sistema ao prefeito Thiago Martins. A Prefeitura adquiriu o a ferramenta gerenciada pelo Prodemge, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais capacitou alguns servidores municipais para configurar a plataforma digital, e a Secretaria de Saúde de Unaí foi a primeira a aderir ao SEI.
A plataforma digital atuará na produção e gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos. Na prática, elimina papéis e torna mais ágeis os processos que precisam tramitar nas secretarias e órgãos da Prefeitura. Unaí é o sexto município de Minas Gerais a adotar o SEI.
E a Sesau foi a primeira secretaria municipal a aderir à ferramenta, porque o secretário José Juliano já havia implantado sistema semelhante durante sua gestão à frente da Gerência Regional de Saúde (GRS), eliminando praticamente 100% da tramitação dos processos em papel. Hoje, segundo ele, a GRS (órgão ligado ao Estado) compra três resmas de papel, por ano. Praticamente, não se imprime mais nada por lá.
Em âmbito municipal, a estimativa é de que o SEI gere uma economia anual de R$ 1,9 milhão aos cofres da Secretaria de Saúde. Além da economia, o secretário José Juliano chama a atenção para a eficiência nos fluxos dos processos administrativos, condição que beneficia os trabalhadores da Saúde e o cidadão que demanda os serviços. “Com um clique, o SEI gera o documento, tramita e arquiva. Tudo muito rápido e seguro”, ele avalia.
Inicialmente, a estimativa é de que cerca de 70% do papel utilizado nos processos da Saúde possam ser eliminados. O coordenador do setor de Inteligência e Inovação da Sesau, Ariel de Oliveira, explica que alguns setores da própria secretaria ainda estão se adaptando.
“Em alguns locais, a gente ainda vai ter de imprimir e mandar o papel. E outros, a gente vai mandar o email e lá (no setor de destino do documento), eles vão imprimir. Então, não vai dar para eliminar todo o papel imediatamente, vai precisar de um tempo (de adequação)”, avalia Ariel, que foi um dos capacitados pelo Estado (capacitação on-line) para fazer a plataforma funcionar no município.
De acordo com Ariel, as secretarias municipais vão aderindo ao SEI, conforme seu tamanho, capacidade técnica (necessita de capacitação dos servidores) e complexidade de seus processos.
Secretário José Juliano apresenta o
funcionamento da ferramenta
Staff da Saúde acompanha o lançamento
do SEI, no gabinete do prefeito