O treinamento simulado de evacuação do Hospital Municipal de Unaí (HMU) foi feito na manhã desta quarta-feira (30/7), com o objetivo de preparar as equipes de profissionais da saúde, em sintonia com o Corpo de Bombeiros, para reagirem rápida e eficazmente em caso de incêndio e pânico no HMU.
O treinamento contou com o apoio de duas viaturas, uma autobomba, um tanque de salvamento, uma unidade de resgate e seis militares do Corpo de Bombeiros (CB).
Do lado de fora do hospital, a movimentação chamou a atenção de quem passava pela rua e queria saber o que estava acontecendo. Então, eram informados de que se tratava de um treinamento (simulado) para evacuação da unidade, ou seja, como os bombeiros e servidores deveriam agir em caso de incêndio e pânico dentro do HMU, para retirada de pacientes e saída dos trabalhadores.
“O objetivo foi disseminar a cultura da prevenção e da autoproteção, além de avaliar nossa capacidade de reagir (dar uma resposta rápida) em situações de emergência”, explicou o técnico em Segurança do Trabalho do HMU, Ângelo Barbosa Coelho.
Ao fim do treinamento, o tenente Antônio Machado, comandante do pelotão do CB em Unaí, resumiu o trabalho. “Simulamos um incêndio, e com a ajuda dos funcionários (do HMU) fizemos a evacuação dos pacientes e de todos que estavam dentro do hospital. Dessa maneira, serviu de treinamento para os militares, tanto quanto para os funcionários e pacientes”.