Cateterismo cardíaco, angioplastia coronariana primária com stent, diagnóstico e desobstrução da artéria do coração no infarto cardíaco são procedimentos cardiológicos que a Saúde Pública de Unaí já está oferecendo aos pacientes. Isso porque a Prefeitura fez o credenciamento do município no Instituto Avançado de Cardiologia e Hemodinâmica Santa Mônica (dentro do Hospital Santa Mônica).
O prefeito Thiago Martins considera este um “momento histórico e de grande avanço para Unaí”. Ele explica que até o credenciamento, o paciente com problemas no coração que precisasse passar por um procedimento cardíaco (como cateterismo), teria de viajar até 770 km até São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas.
“Hoje, a intervenção (cardíaca) pode ser feita aqui em Unaí, de forma muito mais rápida (ganhando tempo, que é fundamental para situações de urgência e emergência), com a qualidade de (um hospital) particular e, claro, de forma gratuita para nossa população”, comemora o prefeito. “E vamos gastar menos recursos do município”, ele afirma.
Thiago lembra que, viabilizando o serviço em Unaí, o município evita o deslocamento de pacientes com a saúde fragilizada para municípios muito distantes, com riscos de acidentes e, ainda, precisando rezar para chegar a tempo. E com um custo muito alto.
Com o credenciamento, segundo ele, o município conseguiu unir o útil ao agradável: custo mais baixo para o município e com menos riscos para o paciente. E contando ainda com um médico especializado e um centro cirúrgico de primeira qualidade. “Então, mais um grande avanço”, celebra o prefeito de Unaí.
Valorização
Para o secretário de Saúde de Unaí, José Juliano Espíndula, o mesmo atendimento que os pacientes do hospital particular recebem da cardiologia será ofertado aos pacientes da Saúde Pública Unaiense (SUS).
“A mesma qualidade, no mesmo ambiente”, assinala José Juliano. “Isso é dar dignidade às pessoas que mais precisam, garantindo acesso rápido e próximo às residências”.
O instituto já está apto a executar os serviços, conforme a demanda do município. Contrato assinado prevê que o investimento público nos primeiros doze meses de vigência das operações será de aproximadamente R$ 300 mil.
Entrada do Instituto do Coração, em hospital particular de Unaí que vai atender pacientes cardiopatas da rede SUS
Prefeito Thiago e secretário José Juliano (Saúde)
conhecendo as dependências do instituto
O Incor Santa Mônica funciona no interior do hospital de
mesmo nome em Unaí