A parte administrativa do Cemitério São João Batista, no bairro Primavera, está passando por obras de requalificação do espaço.
Uma das intervenções é para “fechar” o espaço destinado ao Instituto Médico Legal (IML), vinculado à Polícia Civil, “anexo” para necropsiar corpos que tiveram morte violenta ou suspeita. Ou ainda para realizar exumações (retirar o corpo ou restos mortais do local de sepultamento, por razões familiares, legais ou administrativas).
“Do jeito que está sendo feito até agora, a autópsia de cadáveres pode ser presenciada por quem está visitando o cemitério, com todo constrangimento e sem separação”, criticou o secretário de Obras, José Lucas da Silva. “Vamos ‘fechar’ o espaço (construir paredes), para que o procedimento seja feito de forma mais adequada”, completou.
E a outra obra é de reforma e adequação do espaço administrativo, para receber o escritório central dos cemitérios, órgão que concentra arquivos e informações correlacionadas aos dois cemitérios de Unaí e que vem funcionando em área anexa aos antigos armazéns da Casemg (hoje espaço da Prefeitura), no bairro Cachoeira.
O muro que está sendo construído vai separar a área dos jazigos do espaço das necropsias
O setor administrativo está sendo requalificado para receber o escritório central dos cemitérios