“Educação em movimento: união, acolhimento e progresso” foi o tema que norteou os trabalhos de abertura do ano escolar 2025, na manhã desta segunda-feira, 3 de fevereiro. Além da secretária de Educação, Gabriella Caetano, presentes o prefeito Thiago Martins e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Dorinha Melgaço.
De acordo com a Secretaria de Educação (Semed), o evento é o início de um momento especial que marca o começo de um novo ciclo, repleto de desafios e oportunidades.
Na abertura da solenidade (no salão rural do Parque de Exposições lotado), um texto síntese do pronunciamento da secretária de Educação, Gabriella Caetano: “Este evento marca o compromisso coletivo de gestores, professores, colaboradores, estudantes e suas famílias em construir um futuro pautado pelo conhecimento, pela inclusão e pela inovação. Mais do que uma cerimônia, este é um momento de união, reflexão e inspiração para todos que acreditam no poder transformador da educação como base do desenvolvimento social e humano”.
Em seu pronunciamento, o prefeito Thiago Martins pediu aos educadores que tenham um cuidado especial com as crianças, ofertando amor e acolhimento, para que elas se sintam bem recebidas nas escolas. “O aprendizado depende desse acolhimento”, disse o prefeito.
Thiago observou que a Administração Municipal pode admitir erros de seus servidores públicos na parte técnica ou profissional, “porque errar é humano”, mas, segundo reiterou, não deverá haver erros na parte da humanização, porque as palavras inspiradoras de ações deverão ser sempre “amor e acolhimento”.
RELACIONAMENTOS NA ESCOLA
Depois dos pronunciamentos das autoridades presentes, o especialista em Neurociência e Comportamento, professor Rogério Alves Durães, brindou o público com a palestra “Inteligência emocional e bem-estar: desenvolvendo a empatia e a comunicação eficaz”.
O momento que estamos vivendo, segundo o palestrante, exige um equilíbrio da inteligência emocional nas várias interações. “A escola é um lugar cheio de emoções, onde cada pessoa vive uma emoção diferente. Então, é a emoção do professor, emoção do aluno, cada um tendo de se relacionar com o outro. É necessário o equilíbrio e a harmonia nas interações”, afirmou.
E não somente as emoções negativas devem ser alvo de atenção, segundo o professor palestrante, mas as emoções positivas também precisam estar equilibradas. “Tem gente com excesso de alegria que faz coisas erradas, porque está excessivamente empolgada”, compara. “Por isso, o conceito de inteligência emocional e gerenciamento das emoções que ajudam as pessoas a lidarem tanto com as emoções negativas, quanto com as positivas”.
A falta de inteligência emocional está resultando em muito adoecimento, muito atestado médico, muitas pessoas com dificuldade em se relacionar com o outro, com colegas de trabalho e dentro da família, enfim, muitos não sabendo gerenciar as emoções. Por isso, a necessidade de falar sobre o tema proposto, conforme atestou o palestrante, professor que atua em Brasília e conta 22 anos de experiência em sala de aula.
O início das aulas em toda a rede municipal está previsto para a próxima segunda-feira, 10 de fevereiro.