Imprimir
Atualizado: 02/12/2022

brasao municipio unai mgO Brasão do Município de Unaí foi criado através da lei municipal Nº 931, de 20 de Agosto de 1980. Assim é descrito:

Parágrafo único. O Brasão descrito neste artigo em termos próprios de Heráldica tem a seguinte interpretação simbólica: 

a) o Escudo Clássico Flamengo Ibérico preferido para representar o Brasão de Armas de Unaí, de origem Alemã foi adotado em toda Península Ibérica quando dos estudos de seu Brasão de domínio notadamente em Portugal. Esse é o estilo preferido embora a história nos afirme ter sido o estilo Samnítico de origem francesa, e tenha sido realmente o 1º estilo de escudo introduzido em Portugal já que o Conde Henrique de Borgonha, fundador do Condado Portucalense, era francês de nascimento

b) a coroa mural que o sobrepõe é o Símbolo Universal dos Brasões do domínio que sendo de 8 (oito) torres dos quais apenas 5 (cinco) são visíveis em perspectiva do desenho, classifica a cidade representada na 2ª grandeza, a iluminura do goles atesta se tratar de sede de Comarca. 

c) a cor azul do campo do escudo é símbolo de justica, nobreza, perseverança, zelo, lealdade, recreação e formosura. 

d) a flor de lis de argente (prata) é símbolo de Nossa Senhora lembrando o Orago da cidade que é Nossa Senhora da Conceição. 

e) as buzinas de caça estilo boiadeiro de jalde (ouro) representam uma das riquezas econômicas que se destacam no Município. 

f) a cor jalde (ouro) e símbolo heráldico da riqueza, nobreza, perseverança, glória e esplendor. 

g) a faixa ondada de sable (preto), representa no Brasão o palantismo do escudo posto que o Topônico Unaí significa rio negro. 

h) nos ornamentos exteriores o arroz e o milho representados falam dos principais produtos agrícolas do Município: 

i) finalizando o listel de goles (vermelho) simboliza a audácia, intrepidez, coragem e valentia, tem a inscrição em letras Argentinas prateadas do topônimo Unaí, ladeado pela data de sua emancipação Política, 30.12.1943.


top