6ª Conferência de Saúde – mais de 160 participantes, 52 delegados, quase 150 propostas aprovadas, mais de 13 horas de trabalho

A 6ª Conferência Municipal de Saúde reuniu, nessa quinta-feira (30/3), no espaço de eventos da Sociedade São Vicente de Paulo, representantes da Administração Municipal, do Governo Estadual, do Conselho de Saúde, dos prestadores de serviço em saúde, dos profissionais de saúde, das entidades e associações da sociedade civil organizada e de movimentos sociais.

Vale ressaltar que a conferência (incluindo as pré-conferências) foi aberta à participação (e manifestação) de toda a população, sem qualquer distinção. Foi quem quis, ou quem se dispôs a contribuir, a construir.

O objetivo central do evento: debater e aprovar as propostas indicadas na pré-conferência (momentos ocorridos nos dias 7 e 8 de março, com o objetivo inicial de aperfeiçoar o sistema e dar subsídios para a conferência) e anexar novas propostas (para apreciação, discussão e votação), extraídas ainda durante reunião de grupos formados durante a 6ª Conferência.

Conduzida pelo tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”, a conferência – realização do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) – foi aberta oficialmente com a presença do prefeito José Gomes Branquinho; da presidente do CMS, Rejane Borges; da secretária Denise de Oliveira (Saúde); e da presidente da Comissão Municipal de Saúde da Câmara Municipal, vereadora Dorinha Melgaço.

Entre as autoridades municipais, presentes também alguns secretários municipais; vereadores Tião do Rodo, membro da Comissão Municipal de Saúde; Diácono Gê e Rafhael de Paulo.

MANHÃ

O evento foi aberto, por volta das 8h, com o pronunciamento das autoridades que formaram a Mesa Diretora dos trabalhos. Depois, o Regimento da Conferência foi lido, explicado artigo por artigo, e aprovado.

A palestra que serviu como fio condutor da conferência, que abordou o tema central e os subtemas, foi proferida pela representante da Gerência Regional de Saúde de Unaí (GRS), Amanda Mares Santos e Silva.

Na sequência, participantes (com direito a voz), convidados (com direito a voz) e delegados (com direito a voz e voto) foram divididos em grupos, para discutir as propostas da pré-conferência e formular outras propostas.

TARDE

O resultado da manhã desembocou na Plenária Final, à tarde, momento de debater, aprovar ou rejeitar as propostas provenientes do Relatório Consolidado dos trabalhos em grupos. O mediador foi o assessor da Mesa Diretora, servidor da Sesau Luciano Arantes.

As propostas aprovadas visam contribuir para a revisão das diretrizes da Política de Saúde do Plano Municipal. Depois de consolidado, o relatório final também será encaminhado ao Estado (que fará sua 10ª Conferência Estadual até o fim de maio) e à União (cuja 17ª Conferência Nacional deve ocorrer até o final de julho).

Quatro delegados representarão Unaí na Conferência Estadual, dois entre os quais (1 representando trabalhadores da saúde e 1 representante de usuários) se dispuseram voluntariamente ao final do evento unaiense, que terminou por volta das 21h. A Sesau aguarda manifestação e interesse de outros dois delegados.

confmunn ascom unai008

confmunn ascom unai001