Inscrições abertas para a 6ª Conferência Municipal de Saúde – Confira o significado e os objetivos da conferência

- Inscrições devem ser feitas, presencialmente, na Secretaria Municipal de Saúde (rua Calixto Martins de Melo, 249, Centro (das 8h às 17h, sem intervalo); ou pelo link abaixo:

- Por estar limitado a 140 vagas para a população em geral, os interessados devem fazer as inscrições o quanto antes

- Convites foram expedidos para entidades e associações

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde abriram nesta segunda (13/3), a partir das 9h, as inscrições para a 6ª Conferência Municipal, que será realizada no Salão Central da Sociedade São Vicente de Paulo (rua Eduardo Rodrigues Barbosa, 180 – Centro), no dia 30 de março.
A conferência visa reunir representantes dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação da saúde municipal e propor diretrizes para a formulação do Plano de Saúde Pública de Unaí, para os próximos 4 anos.

Além dos 140 representantes da população em geral, o evento contará com 60 convidados, que participarão como delegados da conferência.

Dos 60, vinte são delegados natos (oriundos do Conselho Municipal de Saúde); vinte são representantes de associações de bairros e de associações comunitárias rurais; dez são profissionais de Saúde do SUS; e dez são prestadores de serviço de saúde (Clínica de Nefrologia, Apae, CDI, INAP, entre outros conveniados com o município).

DA CONFERÊNCIA

O evento será dividido em partes. Depois da cerimônia de abertura, estão previstos os pronunciamentos oficiais das autoridades presentes. São aguardados, entre outros, o prefeito de Unaí, o presidente da Câmara Municipal, a promotoria pública de Saúde e o juizado da vara de Saúde.

Na sequência, o regimento geral da conferência será lido e precisará ser aprovado pelos delegados.
Ato contínuo, o diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS), José Juliano Espíndula, fará palestra e abordará os eixos relacionados ao tema condutor da conferência: “GARANTIR DIREITOS, A VIDA E A DEMOCRACIA – AMANHÃ VAIR SER OUTRO DIA”.

A previsão é de que ainda na parte da manhã, os 60 delegados e 140 participantes sejam divididos em 10 grupos para, no período da tarde, apreciarem as propostas coletadas e validadas nas pré-conferências. A conferência será ainda oportunidade de os participantes poderem oferecer novas sugestões e ampliarem o número de propostas.

“Qualquer participante da conferência ainda poderá contribuir com sugestões e propostas (não tem limite), que se juntarão às coletadas na pré-conferência. Foram muitas sugestões ricas e surpreendentes na pré-conferência que podem, tranquilamente, constar do plano”, observa a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rejane Borges.

Todas as propostas (tanto da pré, quanto da conferência) serão apreciadas e votadas (pelos delegados), uma a uma. E tem de haver a concordância sobre quais deverão figurar no Plano Municipal de Saúde, documento que norteará a política de saúde municipal nos próximos quatro anos.

Deverão ainda ser selecionadas 4 propostas de abrangência estadual e duas propostas de abrangência nacional.

Na parte final da conferência, os delegados vão escolher cinco dentre eles, para representar Unaí na 10ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada no final do mês de maio. Os municípios têm até o dia 30 de março para realizarem suas conferências.

Até o dia 4 de abril, o documento produzido pela Conferência Municipal deve estar com as informações consolidadas e encaminhado para o Estado.

insconff ascom unai001

insconff ascom unai002