Maior representação popular na 2ª noite de Pré-Conferência de Saúde, graças ao esforço de participação das associações rurais

“Público proporcional maior e mais participativo do que o pessoal da área urbana”. Foi a manifestação da presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Rejane Borges, que se disse surpresa positivamente com a participação das associações comunitárias rurais no evento dessa quarta-feira (8/3), à noite, na UAI Hermes Martins.

“Temos de reconhecer o esforço dessas pessoas, que saíram de suas casas a 80km, 100km de distância e, debaixo de chuva, vieram dar sua contribuição para a construção da política de saúde pública do município”, elogiou Rejane Borges, ao observar o “valor imenso” assegurado pela credibilidade da participação popular nessa construção.

“Porque este é o momento e o lugar para a pessoa poder se manifestar. Por se tratar de um evento legítimo, oficial, democrático e com valor executivo”.

A presidente do CMS lembra que “ninguém pode alegar desconhecimento da realização da pré-conferência, porque houve distribuição de convites a segmentos organizados e divulgação ampla em carros de propaganda volante, rádios e mídias sociais da Prefeitura”.

Outra característica do evento foi ter sido realizado em dias de semana, depois das 18h, para dar oportunidade de participação a quem precisava estudar ou trabalhar durante o dia.

As pré-conferências realizadas nas noites de terça e quarta (fruto de parceria entre o Conselho de Saúde e a Secretaria de Saúde de Unaí) reuniram grupos de algumas poucas (das várias) representações dos segmentos da sociedade civil, para discussão e apresentação de propostas com vistas ao avanço do setor de saúde pública.

Todas as propostas captadas na pré-conferência foram redigidas e lidas pelos organizadores, aprovadas e assinadas pelos grupos participantes. Elas vão entrar na composição de um documento oficial e serão apreciadas e votadas na 6ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 30 de março.

“Muitas das propostas apresentadas nas duas noites são factíveis e têm grande chance de serem aprovadas e transformadas em política pública e planos executivos”, reconhece Rejane.

Na 2º noite, houve uma presença mais diversificada de público. Além das representações rurais, entidades da sociedade civil (como Apae, Centro Socioeducativo, Associação das Pessoas com Deficiência de Unaí, Abrigo Frei Anselmo, Casa de Acolhida, Faculdade Facisa), maior presença de vereadores:

Edimilton Andrade (presidente da Câmara Municipal), Dorinha Melgaço (presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal), Valdmix Silva (vice-presidente da Câmara) e Nair Dayana (participou das duas noites de pré-conferência).

2preconff ascom unai009

2preconff ascom unai001