1ª noite da Pré-Conferência de Saúde rendeu mais de 120 propostas para a Conferência Municipal; Evento foi marcado por baixa representação popular

Quase 130 propostas para melhoria da saúde pública municipal foram geradas na pré-conferência feita na noite dessa terça (7/3). Profissionais de saúde pública, conselheiros municipais de saúde, prestadores de serviço no setor de saúde, estudantes da área de saúde (notadamente da Facisa) e alguns pouquíssimos representantes de associações de moradores tiveram participação ativa no evento.

Reunidos em nove grupos, discutiram e geraram as dezenas de propostas que serão consolidadas em documento, que servirá de base para as discussões da 6ª Conferência Municipal de Saúde, no dia 30 de março.

Nesta quarta-feira, 8/3, será a vez das associações da zona rural e das entidades da sociedade civil unaiense (como Apae, Abrigo Frei Anselmo, Audec, Anmecc, entre outras) poderem se reunir, discutir suas propostas e darem sua contribuição para a construção de uma política pública de saúde mais democrática e justa, porque construída a várias mãos e diversas cabeças.

A realização da Pré-Conferência (assim como da conferência principal) é iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, com apoio e parceria da Secretaria Municipal de Saúde. Uma representante da Câmara Municipal, vereadora Nair Dayana esteve presente e fez parte do Grupo 2.

BAIXA REPRESENTAÇÃO POPULAR

O maior número de participantes no 1º dia foi de servidores públicos dos diversos setores da rede municipal de Saúde. A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rejane Borges, disse que convites foram enviados para diversos segmentos sociais unaienses, conclamando a participação de representantes.

“É um momento importante, quando os presentes têm a oportunidade de dar opinião, apresentar suas sugestões e, em grupo, elaborar as propostas que vão dar base para a conferência principal”, explicou a secretária Denise de Oliveira.

Denise lamentou a baixa representação popular no 1º dia da pré-conferência, porque a Sesau divulgou o convite em carros de som, emissoras de rádio e mídias sociais oficiais da Prefeitura na internet.

Quem lamentou as ausências também foi a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rejane Borges. “Boa parte da população poderia estar aqui presente, para nos ajudar a construir uma política melhor. Inclusive quem fica criticando o município em redes sociais. Este é o momento legítimo que oferece a possibilidade de contribuição para as melhorias. Infelizmente, nem todos vieram”.

MAIS PARTICIPAÇÕES, PROPOSTAS MAIS PLURAIS

Condutor dos trabalhos da Pré-Conferência, o dentista Luciano Arantes também ressaltou a importância de uma participação popular ampliada. “Quanto mais pessoas puderem participar, melhor, porque teremos uma maior diversidade de propostas”, afirmou. “Cada um contribuir com sua experiência, com sua ideia. Isso pode transformar a saúde do município”.

Luciano conduziu a participação dos grupos e coordenou a redação das propostas, que foram todas lidas e confirmadas ao final do evento. Até esta sexta-feira (10/3), as propostas dos dois dias de evento “pré-conferência” serão consolidadas, publicadas em espaços oficiais da Prefeitura (para conhecimento público) e serão discutidas na Conferência de Saúde, no dia 30 de março.

1preconff ascom unai001

1preconff ascom unai002