Pré-Conferência de Saúde: secretária apresenta ações de saúde municipal promovidas nos últimos 6 anos

Antes de iniciar os trabalhos da Pré-Conferência Municipal de Saúde, a secretária Denise de Oliveira elencou algumas ações concluídas, em andamento ou previstas para a área nos últimos seis anos.

O evento reuniu grupos de profissionais de saúde, conselheiros municipais de saúde, prestadores de serviços de saúde e representantes da sociedade civil organizada (como associações de moradores da área urbana e estudantes da área de saúde), na UAI Hermes Martins, na noite dessa terça-feira (7/3).

A secretária Denise afirmou que a menção às ações da Sesau, naquele momento, seria importante para dar suporte aos grupos na elaboração das propostas que serão apresentadas na 6ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 30 de março.

A realização da Pré-Conferência de Saúde, nos dias 7 e 8 de março, e da 6ª Conferência Municipal de Saúde, no dia 30, são fruto de parceria entra a Secretaria de Saúde de Unai e o Conselho Municipal de Saúde.

Abaixo, menções da secretária Denise de Oliveira:

NA ATENÇÃO PRIMÁRIA (PORTA DE ENTRADA PARA A SAÚDE PÚBLICA)

Foram abertas cinco novas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF): Cachoeira, Politécnica, Canabrava 2, Alvorada, e Santa Luzia.

Até o final de março, prevista a abertura de outras duas: Centro/Cruzeiro e Divineia 2.

E está sendo encaminhada a implantação de uma nova ESF no Sagrada Família, para assistência à saúde da família do bairro, de parte das chácaras Kamayurá e parte do Cidade Nova.

“Com isso, saímos de 46% de cobertura de ESF no final de 2016 para 70% hoje. E avançaremos para 80% de cobertura no fim deste mês de março”, assinala Denise.

Segundo a secretária de Saúde, houve descentralização de alguns pontos de atendimento de Estratégia de Saúde da Família, colocando assistência de pediatra e ginecologista/obstetra em núcleos estratégicos como Mamoeiro, Politécnica, Caic e Canabrava.

Ainda na atenção primária à saúde, contratação de psicólogos e nutricionistas para compor a equipe multiprofissional que atende às famílias cobertas pela Estratégia de Saúde.

O déficit de agentes comunitários de saúde que havia em algumas unidades foi corrigido com a efetivação de aprovados em concurso público.

“Alguns eram oriundos de processo seletivo. Hoje são funcionários efetivos. Aprovados em concurso”, ressalta Denise.

Os avanços na atenção primária possibilitaram uma ampliação no atendimento na zona rural. E ainda designação de médico para atendimento da população rural quando vem à cidade.

A secretária distinguiu ainda a implantação de protocolo para distribuição de fraldas geriátricas e de oxigênio. Distribuição feita conforme princípios do SUS e mediante controle eficiente.

A implantação do Programa de Saúde na Escola completou os itens elencados pela secretária relacionados à Atenção Primária à Saúde, setor central de responsabilidade constitucional dos municípios.

CONSTRUÇÕES E REFORMAS DE UNIDADES BÁSICAS

Construção do posto de saúde do distrito de Garapuava; construção da UBS do Mamoeiro; reforma das UBSs Cachoeira e Canabrava.

Prevista também a reforma do posto de saúde do Bela Vista, assim como do Caic, no Novo Horizonte, para comportar três equipe de saúde da família, incluindo equipe do Novo Horizonte).

E distribuição de tablets para todos os agentes comunitários de saúde. “Com isso, é possível acompanhar e monitorar mais de perto a atuação dos agentes nos territórios”, investimento justificado pela secretária Denise.

AÇÕES NO HOSPITAL MUNICIPAL

Denise conta que foi ampliado o número de leitos no HMU de 58 para 80 e ressalta a escalada de cirurgias, com destaque para as de catarata e as de otorrino (garganta e nariz).

O HMU ganhou mais nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e vem investindo na aquisição de aparelhos mais modernos e em novos aparatos tecnológicos para a assistência hospitalar. Uma das últimas empreitadas foi a digitalização do aparelho de mamografia.

EM ANDAMENTO

A reforma e ampliação do Hospital Municipal está entre as principais ações em andamento. Denise explica ser este “um projeto muito audacioso, que está sendo executado de forma gradativa”.

Implantação de ambulatório de atendimento especializado, com cinco linhas-guia de atendimento também foi destacada pela secretária.

Audaciosa também é a proposta de construção do Hospital Regional do Noroeste, com sede em Unaí, uma luta da Administração Municipal unaiense com irradiação para toda a região.

A elaboração do projeto arquitetônico e complementares do Hospital Regional está em curso.

No radar da Sesau ainda a implantação do CAPS AD. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas é um dispositivo de saúde mental para acolher e atender pessoas com quadros graves e intenso sofrimento, decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Atendimento estendido às famílias.

denipreconn ascom unai003

denipreconn ascom unai002