Sesau registra 864 casos positivos de dengue em Unaí nos últimos 3 meses; mais comum na cidade, sorotipo viral 1 é o prevalente

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Das 2.621 notificações de dengue registradas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, 864 pessoas resultaram positivo para a doença. Foram 50 casos em dezembro; 262 em janeiro; e 552 positivados em fevereiro.


Nos últimos três meses, os cinco bairros com maior ocorrência de casos positivos, na sequência: Novo Horizonte, Divineia, Centro, Cachoeira e Canaã.


Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral febril aguda (arbovirose). Na maioria dos casos, os sintomas são leves e autolimitados.


Estima-se que 2,5 bilhões de pessoas no mundo vivam em área de risco de transmissão do vírus, o que causa entre 50 milhões e 100 milhões de infecções por ano. Mais de 20 mil pessoas morrem anualmente por complicações decorrentes da dengue agravada.


Com a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado, o vírus da dengue penetra na corrente sanguínea. Durante um período de quatro a sete dias, chamado de incubação, o vírus se multiplica em órgãos como baço, fígado e tecidos linfáticos.


Os principais sintomas da dengue (clássica) são: febre alta (acima de 38,5°), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, náusea e manchas vermelhas pelo corpo.


A maior parte dos sintomas duram até 10 dias, mas a fraqueza e o mal-estar podem permanecer por algumas semanas.


Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.


As manifestações clínicas iniciais da dengue hemorrágica são as mesmas descritas para a dengue clássica. Entre o 3º e o 7º dia da manifestação da doença, quando da efervescência da febre, surgem sinais e sintomas como: vômitos, dor abdominal intensa, hepatomegalia dolorosa (aumento do fígado), desconforto respiratório, letargia, derrames cavitários (pleural, pericárdico, ascite).


Agravada, a dengue pode evoluir para a instabilidade hemodinâmica, com hipotensão arterial, taquisfigmia (aceleração do pulso) e choque. Em consequência, pode vir o óbito.


Mulheres grávidas, crianças e pessoas mais velhas (acima de 60 anos) têm maiores riscos de desenvolver complicações pela doença.


Os riscos aumentam quando o indivíduo tem alguma doença crônica, como asma brônquica, diabetes mellitus, anemia falciforme, hipertensão, além de infecções prévias por outros sorotipos.


EM UNAÍ, PREVALÊNCIA VIRAL DO SOROTIPO 1 E 2


Nos últimos dez anos, Unaí tem vivido grandes epidemias e aumento expressivo do número de casos graves e óbitos.


A dengue possui quatro sorotipos (DENV 1, 2, 3 e 4), todos com circulação no Brasil. Em Unaí, os mais comumente identificados são os tipos 1 e 2. Este ano, vem prevalecendo o sorotipo 1.


A infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. Portanto, o indivíduo pode ter dengue somente quatro vezes ao longo de sua vida.


Como Unaí já teve quantitativo expressivo de infectados pelo tipo 1 (que já contraíram imunidade e não desenvolvem mais a doença), talvez isso explique porque não esteja ocorrendo um surto ou epidemia no município.

 

mosquu ascom unai001




top