Hospital Regional de Unaí – Projeto arquitetônico “preliminar” é apresentado à Comissão Municipal de Acompanhamento

O arquiteto Carlos Marchesi, da MEP Engenharia e Planejamento, reuniu-se – na manhã desta quarta-feira (1º/3) – com membros da comissão de acompanhamento dos projetos e execução da obra do Hospital Regional de Unaí, para apresentar, explicar detalhadamente e entregar plantas baixas e o projeto preliminar de arquitetura desta grande unidade hospitalar do Noroeste (com a divisão de todos os ambientes, parte estética, fachada, parte de disposição do fluxo do hospital, quadras de áreas finalizada, quantidade de vagas e outras perspectivas).

Até a semana que vem, a empresa vai disponibilizar as imagens virtuais de todos os ambientes projetados para o Hospital Regional, em suas perspectivas externas e internas, para apreciação da população, não só de Unaí, mas de todo o Noroeste de Minas.

Antes da finalização e validação deste projeto, uma comissão específica dará respostas finais a algumas premissas, em questões pontuais e específicas, como definições de voltagem de corrente elétrica que será instalada no Hospital Regional, de instalação ou não de usina de oxigênio e tipo de sistema de ar-condicionado.

“Vamos fazer os ajustes necessários e responder às premissas dentro do menor prazo possível, para fazer a devolutiva e encaminhar para os órgãos legais de aprovação”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira.

A obra do Hospital Regional que será construído em Unaí é “muito extensa e complexa”, segundo avalia o arquiteto. Para se ter uma ideia, a unidade terá uma área construída de mais de 22 mil m², quase três vezes maior que o complexo do Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado, que ocupa pouco mais de 8.000 m² construídos.

O Hospital Regional terá setores de diagnóstico, banco de leite, agência transfusional, setor de hemodiálise, de hemodinâmica, laboratório com capacidade para mais atividades, entre outros vários ambientes, muito além do que possui o atual HMU.

Estiveram presentes nessa apresentação, servidores efetivos representantes de vários setores do Hospital Municipal; do departamento de Engenharia e da Superintendência de Compras e Licitações da Prefeitura; da Câmara Municipal (vereadores Tião do Rodo e Andréa Machado); servidores da Gerência Regional de Saúde (GRS); das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal; de representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais.

PRÓXIMO PASSO

“Neste mês, vamos protocolar o projeto nos órgãos legais (Vigilância Sanitária Estadual, Prefeitura, Corpo de Bombeiros) e aguardar a aprovação. A outra fase é de elaboração dos projetos complementares (hidráulico, elétrico, etc.)”, afirmou o arquiteto responsável.

Uma vez aprovado, finalizar o projeto em nível executivo, formatar a planilha de custos da obra e liberar para a Prefeitura abrir a licitação e iniciar a construção do Hospital Regional de Unaí.

OUTRAS MATÉRIAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL NOS LINKS ABAIXO:

HRU6

HRU4