Unaí faz últimos ajustes antes de licitar a construção de 5 UBSs completas; R$ 8,3 milhões já estão no caixa do município

A Administração Municipal tem um prazo de dois anos para construir e entregar as unidades prontas à população. As UBSs serão completas, inclusive com consultório odontológico. A construção de cada uma custará 1,66 milhão de reais aos cofres públicos.

Cada unidade será padronizada e ocupará uma área construída de 528,56 m² em terrenos de propriedade do município (já destinados nos bairros Sagrada Família, Serenata, Capim Branco, Itapuã e Esplanada).

Os terrenos devem estar localizados em áreas com estrutura mínima: rede de esgoto, rede de energia elétrica, pavimentação asfáltica e rede de telefonia.

Depois de prontas, as unidades básicas (do tipo 3) poderão receber até três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Pelo menos 60 mil pessoas poderão ser diretamente beneficiadas com atendimento das equipes.

Cada equipe de Estratégia de Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, auxiliar técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e, mais recentemente, foram incorporados profissionais de saúde bucal (dentista e auxiliar técnico).

O Município aguarda aprovação do Estado em relação a pequenos ajustes que ainda precisam ser feitos, para lançar o edital de licitação que selecionará a empresa – ou as empresas – que serão responsáveis pelas construções.

Algumas unidades básicas de saúde, atualmente, funcionam em imóveis alugados e que precisam de adequação, longe do ideal de uma UBS padrão, como as que serão construídas.

Então, houve um casamento perfeito entre as necessidades e planos do município com o lançamento da resolução da SES-MG (Resolução 8.202, de 14 de junho de 2022) que previa a habilitação dos municípios para o recebimento do incentivo estadual, com vistas à construção das UBSs.

UBS SAGRADA FAMÍLIA

Na rua Nossa Senhora da Conceição, será construída a UBS Sagrada Família, que atenderá os moradores do próprio bairro e dos vizinhos: Cidade Nova, Amazonas, Kamayurá e chácaras próximas.
Por ser um núcleo urbano em expansão, a Administração Municipal planejava abrir um PSF na região, mas ainda não conseguiu alugar um imóvel. A ideia é locar algum, até a UBS Sagrada Família ficar pronta.

UBS SERENATA

Será construída em terreno na rua Antônio Brochado, atrás da Igreja Nossa Senhora da Aparecida. A previsão inicial é que atenderá moradores do Novo Jardim, Primavera, Sagarana/Serenata e Santa Luzia.

Hoje, o PSF Santa Luzia funciona em imóvel próprio da Prefeitura, mas com muitas adequações. Outras unidades que atendem a região funcionam em imóveis alugados.

UBS CAPIM BRANCO

O terreno na avenida Tranzamazônica, próximo ao Mart Minas, abrigará a UBS Capim Branco dentro em breve, para atender Capim Branco, Divineia 2, Águas Claras e setor de chácaras.

O Divineia 1 já tem cobertura de PSF, mas funciona em imóvel alugado, que não atende satisfatoriamente. A PMU busca um imóvel na região.

UBS ITAPUÃ

O terreno para construção da unidade básica fica na rua Cândido Correa de Oliveira, na divisa dos bairros Itapuã e Rio Preto (antigo Zé Pedro), para atender moradores do Itapuã, Rio Preto, parte do Centro e parte do Cachoeira.

UBS ESPLANADA

Essa unidade será construída na rua Alcides Ribeiro, bairro Esplanada (antes do Posto Beira Rio). A previsão é atender Jardim Amaral, Água Branca 1 e 2, Alvorada, Terra Nova, enfim, uma das regiões que mais abrem loteamentos (depois da ponte do rio Preto).

Hoje, uma UBS funciona em imóvel alugado no bairro Alvorada, para atender a região. Mas como há grande expansão populacional, tão logo a UBS Esplanada esteja pronta, deverá ser automaticamente ocupada pelas equipes de saúde.

TRABALHO BEM ARTICULADO GARANTIU A CONQUISTA

O sucesso na empreitada que resultou na liberação do recurso de mais de 8 milhões de reais do Estado para Unaí só foi possível devido ao envolvimento e comprometimento das equipes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Obras (via Departamento de Engenharia e Arquitetura), que conseguiram cumprir todas as exigências da Secretaria de Estado da Saúde em tempo recorde, para garantir os recursos.

Poucos municípios de Minas Gerais conseguiram fazer isso, a tempo e à hora: apresentar documentos, certidões, escrituras dos terrenos, declarações, licenças ambientais, projetos executivos (aprovados pela Vigilância Sanitária do Estado), relatório fotográfico, planilha orçamentária de custo, memorial descritivo, memória de cálculo e cronograma físico-financeiro, entre outros.

A Administração Municipal tinha engatilhado um plano para construção de novas UBSs, com recursos próprios dos cofres municipais. Então, já havia a pretensão e os terrenos em mira para construção de novas unidades e ampliação das equipes de ESF. A resolução da SES e o aporte de recursos estaduais com esse fim caíram como uma luva.

Tão importante quanto complexo, para atingir a finalidade, foi o trabalho das equipes de arquitetura e engenharia da Secretaria de Obras, com o envolvimento das profissionais que assumiram a responsabilidade técnica: arquiteta Flávia Luizi (projeto executivo) e engenheira Fátima Cotrim (planilha orçamentária de custo, memória de cálculo, memorial descritivo e cronograma físico-financeiro).

5ubss 0001
Aqui será a construída a UBS CAPIM BRANCO