SAMU 192: base instalada em Unaí inicia atendimentos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) inicia suas operações em Unaí e região nesta terça-feira, 1º de novembro. As equipes de socorristas faziam os últimos ajustes nas duas ambulâncias (uma para atendimento avançado e outra para atendimento básico) estacionadas na base física do SAMU em Unaí (avenida Princesa Isabel, 474, bairro Jardim), nessa manhã.

“SAMU é uma prestação de serviço médico de urgência feita fora da base”, explica o prefeito José Gomes Branquinho, que fez uma visita à base nessa segunda (31/10). “Uma equipe qualificada de socorristas chega até o paciente, com apoio de ambulâncias equipadas para prestar o socorro necessário”.

O socorro pode chegar após algum cidadão, em qualquer localidade unaiense (numa casa, numa rua), ligar no 192 (neste primeiro momento 34-3818-0488) e relatar o “fato urgente” ao médico regulador que fica numa Central, em Patos de Minas.

De lá, o médico regulador avaliará o caso do paciente e encaminhará uma das duas equipes conforme a gravidade: a básica, composta por técnico de enfermagem e condutor socorrista em ambulância com equipamento básico (unidade básica); ou a equipe avançada, integrada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista, a bordo de ambulância com UTI móvel completa (unidade avançada).

Portanto, as ambulâncias com as equipes só vão sair da base (avenida Princesa Isabel) com a autorização desse médico regulador. Em algumas situações, o socorro pode ser iniciado, ou mesmo totalmente resolvido, por telefone.

O SAMU deve ser acionado para socorrer pacientes com problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, envenenamento, queimaduras graves, em trabalho de parto com risco de morte para a mãe e o feto, tentativa de suicídio, crises hipertensivas ou aparecimento súbito de dores no peito, traumas, afogamento, agressão por armas de fogo ou armas brancas (faca, facão e assemelhados), soterramento, desabamento, crises convulsivas, choque elétrico, suspeita de infarto, suspeita de AVC (derrame), entre outros.

A ambulância com sistema avançado possui desfibrilador, respirador, bomba de infusão (para medicamentos), aspirador, tubos, balões de oxigênio, até dispositivo de punção intraóssea. Todo parâmetro de monitorização para atender urgências e emergências em ocorrências de pacientes graves. Se necessário, o paciente pode ser entubado dentro da própria ambulância.

“O que uma UTI hospitalar tem, nós temos nessa ambulância”, afirmou um dos sete médicos que formarão as equipes do SAMU Unaí, que atenderá de segunda a segunda, sete dias da semana, 24 horas por dia.

O SAMU não deve ser chamado em caso de febre, dores crônicas, vômitos, diarreia, dor de dente, cólicas renais, entorses, transporte de óbito e outras situações sem urgência.

CORPO DE BOMBEIROS INTEGRA ATENDIMENTO

O Corpo de Bombeiros continuará sendo um parceiro imprescindível, pois parte expressiva dos atendimentos de socorro no município era feita pelos bombeiros.

“Os bombeiros militares faziam muita coisa e vão continuar fazendo muita coisa. Em muitas ocorrências, eles farão um atendimento integrado com o SAMU. A prioridade do SAMU é o atendimento médico. Em caso de acidente de carro, por exemplo, os bombeiros é que retiram a vítima das ferragens”, explica o prefeito Branquinho.

Um dos médicos do SAMU Unaí salienta que os bombeiros militares são importantes parceiros para integrar as atividades de socorro, especialmente em situações quando as equipes do SAMU estiverem todas ocupadas em ocorrências.

E A RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA?

A Administração Municipal será responsável pelo aluguel e manutenção (água, energia elétrica, internet, telefone) do imóvel onde está instalada a base física do SAMU.

Além disso, terá de repassar mais de R$ 100 mil mensais para o consórcio mantenedor. Trata-se do Cisreuno (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste), sediado em Patos de Minas.

Esse consórcio é o responsável pela seleção, treinamento, coordenação do trabalho, operacionalização do sistema de regulação, aquisição de material/suprimentos médicos, manutenção/combustível das ambulâncias e pagamento dos salários dos profissionais socorristas do SAMU.

Os recursos para manutenção do SAMU saem dos cofres do SUS (Ministério da Saúde, do Governo do Estado e dos municípios que fazem parte do consórcio).

Como a Central de Regulação, em Patos de Minas, vai direcionar a ambulância para a unidade hospitalar mais próxima, o prefeito Branquinho ressalta que “a tendência é Unaí absorver boa parte dos atendimentos hospitalares”.

Outras bases avançadas funcionarão em Paracatu e João Pinheiro. Segundo Branquinho, em ocorrências com maior gravidade, a Central de Regulação vai direcionar as ambulâncias para hospitais em bases mais próximas. “O socorrista fará o primeiro atendimento de urgência, depois levar o paciente para o hospital mais próximo”.

Mesmo admitindo a possibilidade de aumento de demanda por atendimento hospitalar em Unaí, o prefeito comemora o início de funcionamento do SAMU 192 como um grande benefício para o município. “Que bom que chegou!”

PACIÊNCIA E COMPREENSÃO DA POPULAÇÃO

“A população tem de ter muita compreensão, tem de ajudar a gente. Porque o serviço é novo para a Prefeitura. É novo para a equipe de socorristas. Vamos apanhar muito e ter falhas, até quebrar as quinas, ajustar certinho o atendimento. Mas é certo que [o SAMU] está pronto e vai funcionar em benefício da região”, arremata o prefeito de Unaí.

samunaii 0005

samunaii 0001