Audiência pública: após prestação de contas, secretária de Saúde faz breve balanço e anuncia avanços do setor

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

A Secretaria de Saúde de Unaí promoveu audiência pública, na tarde de sexta-feira (5/8), para apresentação do relatório de prestação de contas do setor público municipal referente ao 1º quadrimestre de 2022. Em breve, os relatórios estarão à disposição para consulta pública, no site da Prefeitura.


Coordenadores de cada área (Fundo Municipal de Saúde, Regulação em Saúde, Atenção Básica, Saúde Bucal, Planejamento Familiar, Serviço de Atendimento Médico Especializado (Same), Vigilância em Saúde, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Farmácia Básica, Laboratório Municipal, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), Vigilância Sanitária, Transporte Sanitário, Policlínica e Hospital Municipal) pontuaram letra por letra, número por número os atendimentos efetuados e os serviços prestados de janeiro a abril de 2022.


Os coordenadores traçaram um quadro comparativo com os serviços e atendimentos realizados no mesmo período de 2021, quando o município ainda enfrentava os rigores da pandemia de covid.
Ausências sentidas de membros da sociedade civil e do poder público municipal, como os integrantes da Câmara de Vereadores. A exceção foi a presença do vereador Ronei do Novo Horizonte.


"É um momento importante para as pessoas obterem informações sobre o funcionamento da saúde e o trabalho dos profissionais. Às vezes, uma pessoa tenta marcar uma consulta e não consegue, pensa que a saúde não funciona. Quem utiliza pouco o serviço, ou não utiliza, não sabe como funciona. Mas os usuários que utilizam muito o serviço conhecem o funcionamento", explicou a secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira.


Para Denise, assistir às apresentações dos relatórios de prestação de contas seria um momento importante para as pessoas questionarem, tirarem suas dúvidas, obterem informações e saberem, por exemplo, sobre as 30 mil consultas com médicos especialistas feitas na Políclínica ou os 40 mil atendimentos realizados pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família.


RECOMPOSIÇÃO DO QUADRO DE PROFISSIONAIS


Denise aproveitou o momento para contar que as mais diversas equipes da saúde unaiense estão sendo recompostas. "Porque no período da pandemia, não pudemos convocar concursados", lembrou.


As contratações emergenciais foram para atender a pandemia de covid. "Tudo era covid, não se falava outra coisa", segundo Denise. "Mas nós fizemos o impossível para manter alguns serviços funcionando".


Ela aproveitou o momento para agradecer aos profissionais que aceitaram o desafio de enfrentar a covid. "Não era todo profissional que queria trabalhar com covid, não, gente. A coisa foi muito difícil, tivemos de fazer dois processos seletivos, para conseguir manter o serviço em funcionamento. Considero que o esforço foi exitoso. Temos uma imensa gratidão a esses profissionais que aceitaram o convite, aceitaram o desafio".


Hoje, os contratados "temporários" estão sendo substituídos pelos concursados que estão completando os quadros nos diversos setores da saúde pública unaiense. E as equipes recompostas, segundo Denise, resultarão na melhoria do atendimento.


O SERVIÇO NÃO PAROU DURANTE A COVID


Mesmo admitindo que havia uma recomendação geral de paralisar (de certa forma) o atendimento, a saúde pública unaiense não suspendeu nenhuma consulta, mantendo inclusive as consultas especializadas na Policlínica. "Não parou", enfatizou a secretária.


As cirurgias eletivas (não emergenciais) foram suspensas no Hospital Municipal, mas não totalmente. "Assim que dava uma cedida (a covid arrefecia momentaneamente), retomávamos um pouco (os procedimentos). Entendíamos que algumas coisas precisavam ser feitas, porque enquanto a covid estava ativa (no momento mais agudo da pandemia), uma dor na vesícula não ia embora, uma hérnia não segurava. E a tendência era só agravar".


A exceção foi o atendimento em saúde bucal, este sim foi totalmente suspenso, porque nos procedimentos odontológicos há muita dispersão de aerossóis e emissão de gotículas, portanto um crescente risco (no contágio do coronavírus) na proximidade entre pacientes e profissionais de saúde. "Era impossível permanecer com esse serviço durante os momentos mais graves da pandemia", afirmou Denise.


MAIS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA


Ao final da audiência pública, a secretária aproveitou a presença do vereador e falou sobre instituir mais três equipes de estratégia de saúde da família "imediatamente": uma no território do bairro Canabrava (em unidade já instalada); outra no bairro Santa Luzia (na antiga extensão da Policlínica, na rua da Serra); e uma terceira no território do bairro Divineia (procurando imóvel para instalar a unidade). Os profissionais para atuar nessas equipes já foram convocados.


Também para breve, ela anunciou a criação de uma equipe de ESF para atender os territórios dos bairros Sagrada Família, Iuna e Cidade Nova.


E ainda para o ano que vem, a meta é estender as equipes para os bairros faltantes, totalizando 100% de cobertura da Estratégia de Saúde da Família. "A orientação do prefeito é esta: fechar o próximo ano com 100% de cobertura de ESF".


A audiência pública, iniciada às 13h40, foi finalizada às 15h40.

 

 saudee 0002

saudee 0001




top