Imprimir
Data: 23/05/2022

As idas e vindas a Belo Horizonte, na tentativa de aprovar o projeto arquitetônico para reforma e ampliação do Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado, finalmente tiveram o final almejado pela Administração Municipal, depois de longo caminho percorrido. Desde o início do 1º mandato do prefeito Branquinho, havia o desejo por essa aprovação, devido ao fato de a gestão já enxergar as limitações do espaço hospitalar e ficar de mãos atadas, porque sem o projeto aprovado, o município não poderia fazer obras expressivas no espaço físico do HMU. A unidade (que é municipal, mas funciona como regional) atende Unaí e 11 municípios da região. A próxima etapa é licitar a empresa que vai elaborar os projetos complementares: estrutural, hidrossanitário, elétrico, de combate a incêndio e a planilha de custos que norteará a obra. Edital será lançado em breve.


O projeto arquitetônico prevê melhorias como remodelação e ampliação da área de recepção/espera do Pronto-Atendimento (P.A.), aumento no número de leitos de 80 para 117, implantação de leitos de UTI Neonatal, ampliação do setor de imagens, raios-x e radiografias, e instalação do tomógrafo, construção de pavimento para separar a área administrativa das operacionais, separação do setor materno-infantil, ampliação de box para emergências, remodelação da cozinha/refeitório e lavanderia, entre outras melhorias planejadas.


"A nova estrutura [depois de reformada e ampliada] busca proporcionar mais conforto e comodidade para os usuários de Unaí e região, e garantia de melhor assistência hospitalar", ressalta a secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira, ao comemorar a aprovação de um projeto que foi a Belo Horizonte e voltou de lá várias vezes (em busca de adequação) e, que só agora, venceu as exigências da Vigilância Sanitária do Estado.


Arquiteta da Prefeitura, Gisele Tonin também comemora o avanço. "Foi muito difícil aprovar esse projeto, porque o Hospital Municipal foi sendo adaptado [ao longo dos anos], conforme surgiam as necessidades. Ele foi crescendo, fazendo puxados. A gente tem fluxos cruzados ali. Entradas e saídas complicadas. Dentro dos parâmetros exigidos hoje, aquela unidade hospitalar nunca teria sido aprovada".


De acordo com a arquiteta, no entanto, as obras vão corrigir uma série de inconformidades estruturais que há muito eram observadas pelas autoridades e técnicos como, por exemplo, o excesso de rampas dentro do P.A., cujo piso será mais nivelado. Construção de novos pavimentos, ampliação de setores para correção de fluxos de atendimento: (como o setor de raios-X), separação da maternidade (com quartos pré-parto/puerpério e canguru), ala específica para ortopedia (HMU já faz cirurgias ortopédicas) e outros.


Com o projeto arquitetônico aprovado, segundo Denise, a ordem é efetivar o mais rapidamente possível (os projetos complementares), para início da obra. "Já existe determinação do prefeito para que tudo seja feito a tempo e à hora, bem rapidinho", assinala a secretária, ao considerar a necessidade de melhorar a estrutura física do hospital existente, para garantir maior conforto aos usuários de Unaí e região, enquanto Estado e Município dão os passos iniciais para a construção do Hospital Regional.

 

 
hmuprojj 0002

hmuprojj 0001

hmuprojj 0003

top