Em reunião de prefeitos com o governador, Branquinho pede “urgência urgentíssima” para saúde

O prefeito José Gomes Branquinho esteve em Patos de Minas, onde o governador Romeu Zema reuniu-se com prefeitos das regiões do Alto Paranaíba e do Noroeste de Minas, nessa sexta-feira (28/1). A principal pauta apresentada por Branquinho, juntamente com os demais prefeitos do Noroeste, foi sobre um pedido de socorro (urgente urgentíssimo) à saúde pública da região, situação agravada pela pandemia. E, como consequência, uma ação mais rápida com relação à construção do Hospital Regional do Noroeste em Unaí, já que a região é a única do Estado que não possui um hospital regional. O hospital público de Unaí faz as vezes de regional, praticamente sem apoio.

"Levamos ao conhecimento do governador a sobrecarga do Hospital Municipal de Unaí que, em função da pandemia, tem aumentado significativamente os atendimentos. Está estrangulado. Mostramos isso ao governador. Os prefeitos vizinhos também pediram investimentos do Estado para socorrer os municípios que estão sobrecarregados", afirmou Branquinho.

Já foram dados os primeiros passos para a construção do Hospital Regional em Unaí, que se encontra em etapa de assinatura de convênios, da elaboração de projetos, do vai e vem da burocracia, que torna o processo geralmente lento.

De acordo com o prefeito Branquinho, Unaí planeja investir de R$ 15 a R$ 20 milhões na construção do hospital regional. Outros R$ 40 milhões serão alocados pelo Estado na obra, recurso do acordo firmado entre a Mineradora Vale e o governo de Minas, para compensação por perdas decorrentes do rompimento da barragem de Brumadinho.

empatoss 0001
Prefeito Branquinho, momentos antes da reunião (fechada) dos prefeitos com o governador

empatoss 0002