Dia “D” de multivacinação em Unaí: crianças e adolescentes poderão tomar vacinas que faltam para atualizar cartão

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

- O dia "D" da Campanha Nacional de Multivacinação em Unaí é neste sábado, 2 de outubro

- O objetivo é atualizar o cartão de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (de zero até 14 anos, 11 meses e 29 dias); obrigatório levar o cartão para conferência e documentos pessoais

- Vacinas disponíveis nos PSFs Caic, Divineia, Politécnica e Mamoeiro (das 8h às 14h), em funcionamento exclusivamente para a vacinação

- Crianças e adolescentes, acompanhados por um adulto responsável, podem tomar quantas vacinas forem necessárias

- Adolescentes de 12 a 17 anos podem aproveitar este mesmo sábado (dia "D", 2/10) para tomar a vacina contra a covid, disponível no UAI (Divineia) e na Escola Glória Moreira (Canabrava).

 

O dia "D" da Campanha Nacional de Multivacinação em Unaí será neste sábado, 2 de outubro, e tem por objetivo atualizar o cartão de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (de zero a 14 anos 11 meses e 29 dias). As vacinas estarão disponíveis nos PSFs do Caic, Divineia, Politécnica e Mamoeiro, das 8h às 14h. A criança ou adolescente deve ir acompanhado por um adulto responsável, levar documentos pessoais e o cartão de vacinas, para atualização.

 

Os quatro PSFs ficarão abertos exclusivamente para atender à campanha de multivacinação e facilitar a vida das famílias. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Adriane Araújo, diz que é o momento ideal para as famílias aproveitarem, levar os filhos e colocar a vacinação em dia. "As vacinas protegem as crianças e adolescentes e ainda evitam que doenças que estavam erradicadas no país sejam reintroduzidas", explica Adriane.

 

Vacinas disponíveis

 

BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), HPV, dT (dupla adulto), dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

 

Segundo o Ministério da Saúde, tomar essas vacinas aumenta a proteção da pessoa contra doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

 

Aproveitar e tomar a anticovid

 

Adriane Araújo lembra aos pais e responsáveis que adolescentes de 12 a 17 anos podem aproveitar o próprio sábado, 2/10, para tomar a vacina contra a covid-19, à disposição no UAI (Divineia) e na Escola Glória Moreira (bairro Canabrava), das 8h30 às 16h.

 

Muitos devem estar se perguntando se podem ser ministradas várias vacinas ao mesmo tempo e numa mesma criança. Adriane responde que sim, é indicação do Ministério da Saúde. A da covid, por exemplo,  "já não precisa mais dar o intervalo de 14 dias da vacina da covid para as outras. Então, pode levar o adolescente no PSF para atualização vacinal e depois no Uai ou na Escola Glória Moreira. Tudo no sábado. Tem de aproveitar um dia só e fazer tudo".

 

A Campanha Nacional de Vacinação vai até o dia 29 de outubro, mas a exclusividade no atendimento para atualização do cartão de vacinas será somente no dia "D". Quem deixar para ir nos outros dias pode encontrar filas e ter de se misturar aos vários públicos que procuram os PSFs diariamente, não só para vacinar, mas para outros atendimentos.

 

"No dia D, os PSFs farão somente a atualização vacinal. Por isso, recomendamos que as pessoas aproveitem este sábado", reforça Adriane. Ela alerta que levar o cartão de vacinas é essencial, porque senão "não tem como conferir com quais vacinas a criança ou o adolescente estão em dia".


multivacc 0001




top