Aumento dos casos de covid preocupa Secretaria de Saúde, que faz reunião de emergência com Associação Comercial

- Atendimentos na Central Covid saltaram de uma média semanal de 60 para mais de 300 na última semana

- O Programa Minas Consciente, do Governo do Estado, deve regredir Unaí para a Onda Vermelha de restrições neste sábado, 9/10

- Feriadão deste fim de semana preocupa autoridades, exatamente em função do relaxamento geral da população

- Saúde Pública Municipal, COES e Associação Comercial vão tentar reforçar a aplicação de medidas restritivas; se não der certo, COES pode recomendar ao prefeito Branquinho a edição de um novo decreto

O aumento dos atendimentos de pessoas com síndrome gripal na Central Covid, a escalada de resultados positivos para o coronavírus e o relaxamento geral da população acenderam um sinal de alerta na Secretaria Municipal de Saúde e no Comando Operacional de Emergência em Saúde (COES). A curva de casos observada no último gráfico trouxe uma preocupação extra para as autoridades e técnicos sanitários.

No final da manhã desta sexta-feira, 8/10, a secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira se reuniu com a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Unaí, Eliane Zica Pereira, a quem pediu o envolvimento do comércio numa campanha de conscientização para retomada e reforço das medidas protetivas contra a covid-19.

Denise chama a atenção para dois estabelecimentos importantíssimos na campanha: os bares e os supermercados que, em sua opinião, precisam voltar a cobrar as medidas de proteção, efetivamente. "Perderam completamente o controle", assinala a secretária.

Apesar de citar bares e supermercados, Denise admite que o relaxamento das medidas é percebido na população como um todo. "Houve um relaxamento geral de toda a população de Unaí. Percebemos que os estabelecimentos já não cobram mais máscara, não disponibilizam álcool em gel, não têm funcionário aferindo a temperatura dos clientes na entrada, não controlam mais o número de clientes e nem o distanciamento entre as pessoas dentro dos estabelecimentos".

.
Essas e muitas outras medidas constam de decretos municipais que ainda estão vigentes. E a preocupação de reforçá-las neste momento coincide com o final de semana prolongado que vem por aí. Denise vê os "feriadões" com grande preocupação. "Depois do 7 de Setembro, notamos uma grande alta nos casos. Agora, tememos o 12 de outubro".

Preocupa, particularmente, porque Denise afirma acreditar que a variante delta do novo coronavírus, com maior poder de transmissão, já deve ser o subtipo que mais circula em Unaí. Ela diz aguardar confirmações, porque o sequenciamento genético é feito em Belo Horizonte e costuma ser demorado.

A presidente da Associação Comercial concordou com as ponderações e afirmou que a entidade iniciará hoje mesmo uma campanha para sensibilizar seus associados e pedir que multipliquem as orientações. Usará os meios de comunicação convencionais, mídias digitais e aplicativos de mensagens, para disparar apelos em rede e tentar angariar a participação das pessoas.

Tatiane Rocha, presidente do COES, também terá uma reunião emergencial com o presidente da Associação de Bares e Restaurantes de Unaí ainda nesta sexta (8/10), para alinhamento de propósitos. "Vamos pedir o apoio (de passar a mensagem para os associados) e lembrar as medidas restritivas que continuam em vigor em Unaí, válidas para os bares, restaurantes e similares", conta Tatiane.

Programa Minas Consciente, do Governo do Estado, regride Unaí para Onda Vermelha neste sábado, 9/10

Por determinação do Programa Minas Consciente, do Governo do Estado, Unaí e microrregião voltam à Onda Vermelha neste sábado, 9/10. "Com o aumento de casos, o Estado decidiu regredir a microrregião direto para a onda vermelha, sem nem passar pela amarela", ressalta a presidente do COES.

Tatiane Rocha afirma que o momento deve ser de grande engajamento da população e dos comerciantes, para tentar sensibilizar as pessoas a cumprir as determinações sanitárias e exigir o cumprimento efetivo das medidas de proteção.

Caso contrário, segundo ela, o COES não terá alternativa a não ser recomendar ao prefeito Branquinho que endureça as medidas de restrição, com a edição de um novo decreto.

Além de vários órgãos integrantes da Prefeitura, o COES conta com representação do Ministério Público de Minas Gerais, da Gerência Regional de Saúde - GRS (braço da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

acecovv 0001

acecovv 0002