PMU contratou 813 cirurgias de catarata (algumas de pterígio) e prepara licitação para mais 2.105 no ano que vem

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

A Prefeitura de Unaí contratou 813 cirurgias, que se iniciaram no dia 13 de novembro. As operações da lesão ocular vêm sendo feitas no Hospital Municipal, após 10 meses sem realizar nenhuma cirurgia eletiva, pois somente as operações de urgência e emergência foram feitas no pronto-socorro do HMU nesse período.


Novembro marca o retorno das eletivas, e um cirurgião vem de Brasília, a cada 15 dias, para fazer as operações de catarata, aos sábados e domingos. O contrato prevê cirurgias do tipo nos próximos cinco meses, até 28 de maio de 2022.


As cirurgias beneficiam principalmente idosos com mais de 65 anos (faixa etária mais acometida por essa lesão ocular) que, no dia da cirurgia, devem comparecer ao Hospital Municipal com um acompanhante.


Ter uma pessoa acompanhando o paciente é condição indispensável para a operação. "Se não tiver acompanhante, o médico nem faz a cirurgia", revela o coordenador da Central de Regulação de Saúde, Evaldo Alcebíades Neto.


Evaldo explica que as cirurgias de catarata não são realizadas no dia a dia do Hospital Municipal de Unaí, "porque os médicos oftalmologistas que atendem no HMU não fazem esse tipo de cirurgia, fazem somente atendimento clínico, consultas". Ele lembra, todavia, que são nas consultas que o oftalmologista detecta a necessidade da intervenção cirúrgica.


ZERAR A FILA


De acordo com Evaldo, as 813 cirurgias que serão realizadas até maio de 2022 não devem ser suficientes para "zerar" a fila de espera. Mas a Administração Municipal, também por meio de recursos de emendas parlamentares, quer garantir mais 2.105 cirurgias de catarata (e pterígio) para Unaí. A licitação para selecionar a empresa, ou profissional especializado que fará as operações, está prevista para o dia 16 de dezembro.


551 CIRURGIAS DE PTERÍGIO (CARNINHA DO OLHO)


A "carninha do olho" também tem uma fila de espera para cirurgia. As operações para remoção do pterígio começam no domingo, 12 de dezembro. Até maio de 2022, serão feitas 201 cirurgias de pterígio. O setor de licitações da PMU abrirá processo licitatório, no dia 16 de dezembro, para a contratação de outras 350 cirurgias do tipo.


Evaldo ressalta que cirurgias de pterígio não são realizadas em Unaí desde 2017. "A Prefeitura abria a licitação para contratar o especialista, mas não aparecia nenhum profissional para o certame. Finalmente apareceu um interessado", justifica o coordenador da Central de Regulação.

 


FOTO 1: OLHO COM CATARATA


FOTO 2: OLHO COM PTERÍGIO

 

 

olhoss 0001


olhoss 0002




top