“Deu sol, vamos tapar buracos”, afirma secretário de Obras

O Sol mostrou a cara num período mais longo nessa terça e quarta (27 e 28/12). Foi o bastante para que uma equipe da Secretaria de Obras pusesse mãos à obra. A operação tapa-buracos está nas ruas. Não foi só a trégua nas chuvas que possibilitou o retorno da operação, mas também o fato de a usina ter entregue 100 toneladas de massa asfáltica aditivada, nesta quarta (28).

“Não tinha massa asfáltica. A usina rodou ontem e hoje. É matéria-prima para a gente trabalhar nas próximas semanas”, observa o secretário de Obras, Durval Mendonça. O trabalho vai depender, no entanto, de o sol aparecer, porque sob chuva, não tem como executar o serviço, e este ser efetivo.

Com a chuva, os buracos vão aumentando, porque não dá para tapar, a situação só vai piorando, e outros buracos vão surgindo.

“A gente sabe da situação em algumas ruas. Mas, deu sol, vamos tapar os buracos. Com a chuva, é impossível. Sabemos que o tapa-buracos é uma solução paliativa, mas é o que é possível no momento”, observa.

RECAPEAR AS RUAS EM 2023

Durval Mendonça afirma que, a partir de 2023, a intenção da Administração Municipal é recapear as ruas da cidade, iniciando a operação pelos principais corredores de trânsito – ruas com maior movimento de veículos. Depois, segue para as ruas menores.

Antes, porém, a prioridade é asfaltar todas as ruas de terra nos bairros da cidade e nos distritos. “A prioridade do prefeito Branquinho é asfaltar os locais onde os moradores vivem em ruas de terra, com poeira no período de seca, lama e barro na época de chuva”.

Enquanto não ocorre o recapeamento, a operação tapa-buracos surge como solução possível. Durval lembra que o tapa-buracos ocorre durante todo o ano. Mas no período da seca é menos percebido pela população, porque o buraco aparece, é logo tapado.

O problema fica agravado na época da chuva, porque os buracos se multiplicam e aumentam de tamanho, e não há como tapá-los enquanto chove. E quanto mais chove, mais a situação se agrava. É o ciclo vicioso do período.

E aí também ficam multiplicados os riscos de acidentes, principalmente com motos e bicicletas. A ponto de o secretário de obras, cuja pasta é também responsável pelo Departamento de Trânsito, pedir aos condutores de veículos que redobrem a atenção ao trafegar pelas ruas e vias da cidade, a fim de evitar incidentes que possam provocar danos materiais ou risco de acidentes.

buracoo 0001

buracoo 0002