Recicláveis – caixa de papelão com lixo dentro, ou molhada, perde valor de venda; PMU pede a moradores que dobrem as caixas antes de doar

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos juntamente com Associação de Coletores de material reciclável pedem à população unaiense que dobre as caixas de papelão que serão destinadas à reciclagem.

Solicitam ainda que proteja a caixa de papelão da chuva, antes de serem coletadas (ou seja, evitar o descarte a céu aberto no período de chuva). A medida visa manter o valor de venda do material.

Além disso, segundo o secretário municipal Durval Mendonça, o lixo comum (doméstico) deve ser acondicionado em sacos plásticos e nunca “solto” dentro de caixas de papelão. Colocado nessas caixas, surgem dois agravantes:

nem o caminhão de lixo leva, porque está em caixa de papelão, material (com valor de reciclagem) que não segue para o aterro;

nem as associações de coletores de material reciclável coletam, porque a caixa de papelão está cheia de lixo e, assim, já perdeu o valor de venda.

“Já que ninguém coleta, essa caixa de papelão com lixo pode ficar quatro, cinco dias na rua”, alerta Durval.

A consequência é atrair insetos e outros animais e, com o período de chuvas, a enxurrada levar a caixa e espalhar o lixo nas vias públicas.

A saída, portanto, para quem deseja auxiliar na limpeza pública e manter a cidade limpa, é o cidadão dobrar a caixa de papelão antes da coleta e protegê-la da chuva.

Para mais informações sobre como entregar as caixas de papelão ou qualquer material reciclável, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 9.9726-6015.

UNAÍ JÁ TEM PONTO DE RECOLHIMENTO DE TODO TIPO DE RESÍDUO

O município já se preparou para administrar toda a cadeia de resíduos sólidos e seu tripé de sustentação:

o lixo comum doméstico (recolhido pela Prefeitura de porta em porta e levado para o aterro),

os resíduos recicláveis (que devem ser objeto de coleta seletiva, pois têm valor de venda e devem ser recolhidos pelas associações/cooperativas de catadores)

e os materiais de logística reversa (que devem ser entregues por comerciantes, empresários, produtores rurais, população para retornarem às indústrias e reaproveitados).
De acordo com legislação federal e a Política Municipal de Saneamento Básico, portanto, só o lixo recolhido pela Prefeitura deverá ser destinado ao aterro (atrás da serra do Taquaril).

Os outros resíduos, como os recicláveis (papel, papelão, embalagens de plástico, latinhas de alumínio, garrafas pet) devem parar nas cooperativas de catadores (daí a importância de a população separar "efetivamente" o lixo comum do material reciclável);

E os da logística reversa (pneus, vidros, eletroeletrônicos – tudo que liga na tomada ou é movido por pilha e bateria), isopor, lâmpadas, pilhas e baterias, embalagens de cimento e da construção civil, resíduos agrícolas, lâmpadas fluorescentes, óleos e graxas, ferragens, materiais de EPI (equipamentos de proteção individual),

madeiras – construção civil, páletes e móveis inservíveis, entre outros) devem ser entregues em galpão dos armazéns da antiga Casemg, em via marginal à direita da BR-251, sentido Centro-bairro antes do viaduto de entrada do Canaã.

Esse galpão está preparado para receber grandes e pequenos volumes que devem ser entregues por comerciantes/empresários/produtores rurais.

Como geradores de resíduos, eles devem fazer contato com a Apanor (9.9989-6177) para entregar o material e receber o certificado de que estão fazendo corretamente a destinação dos resíduos de logística reversa.

papelaoo 0001