Calçadão da serra do Taquaril ganha iluminação de LED

As dezenas de pessoas que frequentam a serra do Taquaril diariamente, para caminhadas, corridas, passeios, lazer, meditações, orações, contemplações (mirante da cidade), fotografias e outras várias atividades, já podem comemorar mais uma conquista.

Desde o dia 17 de dezembro, o caminho de acesso às torres está iluminado. São 18 postes com lâmpadas de LED que deixaram o acesso "aceso", mais seguro e mais protegido, especialmente para quem prefere, ou só tem a noite para frequentar o local.

A obra foi feita com dinheiro da Prefeitura.

ALERTAS PARA A POPULAÇÃO

As pessoas que optarem por fazer caminhadas ou subir a serra para atividades de esporte, lazer e turismo à noite devem ficar atentas para sua segurança. O ideal é que não subam sozinhas, prefiram fazer a atividade em grupos, e não carreguem celulares, dinheiro ou objetos de valor.

Um pedido do secretário (de Obras, Trânsito e Serviços Urbanos) Durval Mendonça, é que os condutores de carros, motos e bicicletas evitem subir e descer a serra do Taquaril nos horários de pico de caminhadas, quando muita gente utiliza o calçadão, o espaço fica estreito, e os riscos de atropelamentos aumentam.

"Cidadãos já estão ligando na Secretaria de Obras, pedindo para proibir o trânsito desses veículos na serra nos horários de pico (muita gente fazendo caminhadas)", revela Durval. Ele explica que o espaço fica muito estreito para suportar veículos e pedestres nos horários de mais movimento.

"Nos horários de grande movimento de pedestres (caminhantes), os condutores de carros, motos e bicicletas só deveriam transitar pelo calçadão da serra em caso de extrema necessidade. E, se precisar mesmo, conduzir seus veículos bem devagar, porque há risco de acidentes", ressalta o secretário.

ILUMINAÇÃO DA SERRA É PARTE DE PROJETO MAIS AMPLO

A iluminação instalada na serra faz parte de um projeto mais amplo da Prefeitura de iluminar todos os pontos "cegos" da cidade. Essas obras de extensão de rede em pontos diversos vêm sendo aceleradas desde o processo licitatório feito no final de 2019, que apontou a Método Engenharia (com sede em Araxá) como empresa responsável pelas instalações.

Além da serra do Taquaril, pontos da cidade (como em parte urbanizada da antiga grota do Tamboril, Mamoeiro, Cidade Nova, Sagrada Família, Industrial, Primavera, distritos de Boqueirão e Garapuava, entre outros) também foram mapeados para receber a extensão de rede e novos postes de iluminação pública. Todas essas instalações são – e serão – feitas com recursos próprios da Prefeitura.

Alguns locais já receberam os postes, mas a população percebe que há um intervalo de tempo entre a instalação do poste e a chegada da luz. Essa percepção faz sentido, porque antes de as luzes efetivamente serem acesas, há um longo caminho a ser percorrido dentro da Cemig, que precisa de tempo para examinar e aprovar os projetos, fazer inspeções e fiscalizações no local, até a aprovação final das instalações.

luzser 0001

luzser 0002