Imprimir
Data: 16/05/2023

Sementes que vieram do Maranhão estão sendo multiplicadas no viveiro, e as várias mudas organizadas em tubetes.


De acordo com o diretor do viveiro, Laércio Caixeta, a região está começando a investir no plantio de açaí. “O pessoal da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) está incentivando a região da Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno) a plantar açaí”.


Somente no dia em que a reportagem visitou o viveiro, foram 1.500 mudas de açaí plantadas. O gravatá, que gera um fruto do cerrado, era outra espécie que estava sendo plantada no dia.


Em paralelo, a terra sendo misturada para receber as sementes: adubo, cinza e calcário que, misturados à terra, formarão um substrato que encherá os saquinhos para utilização no plantio.

 

VÁRIOS TIPOS DE MUDAS


Antes do período das chuvas, tudo deve estar pronto, porque na época chuvosa as doações mensais no viveiro municipal podem passar das 12 mil mudas.


Cerca de 3 mil doações por semana. Com a entrada do período mais seco do ano, as doações caem consideravelmente. Mas o trabalho de germinação das sementes não para. O viveiro tem produção diária.


Ipê roxo, ipê amarelo, hibisco e hibisco brinco de princesa, palmeira, murta, oiti, flamboyant mirim, abricó de macaco, e ainda as frutíferas (manga, mamão, goiaba, amora gigante) e algumas espécies de flores estão entre as mais plantadas. As mais procuradas pelo público são as mudas de ipê.


Para receber a doação de até cinco mudas, por CPF, por ano, a pessoa precisa estar cadastrada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Viveiro Municipal (3676-9501) funciona em área contígua à secretaria, na rua Ilma Maria de Jesus, 320, bairro Amaral (primeira entrada à esquerda depois da ponte sobre o Rio Preto).

 

vivv ascom unai001

vivv ascom unai002

vivv ascom unai003

vivv ascom unai004

vivv ascom unai005

vivv ascom unai006

vivv ascom unai007

vivv ascom unai008

top