Imprimir
Data: 12/05/2023

O reconhecimento é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e do Sebrae Nacional, após visita de técnicos a Unaí para conhecerem o que o município está fazendo para administrar a cadeia da logística reversa (com irradiação de Unaí para todo o Noroeste de Minas).


A Associação dos Municípios do Noroeste Mineiro (Amnor) e a Associação de Proteção Ambiental (APA) foram os principais indutores do processo, para que a iniciativa prosperasse e entrasse em ponto de bala de funcionamento. O Ministério Público de Minas Gerais supervisiona e acompanha de perto os desdobramentos.


A informação do reconhecimento de Unaí, como “case de sucesso” e centro da política de gestão de resíduos sólidos – modelo inspirador para outros municípios do Brasil – é da secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Cátia Regina Rocha.


Cumpre lembrar que, de acordo com a lei federal, prefeituras não são responsáveis pelo recolhimento e destinação final de resíduos de coleta seletiva (a cargo de associações e cooperativas de catadores) e de logística reversa (a cargo de empresários/comerciantes, produtores, revendedores e outros geradores de resíduos que devem fazer a destinação final para a indústria).


Já está tudo pronto. A Prefeitura fez sua parte como mola propulsora. As associações estão fazendo a sua. Agora é o cidadão cumprir a lei. A responsabilidade das prefeituras é com a coleta de porta em porta e a destinação final do lixo comum domiciliar (gerado principalmente em cozinhas e banheiros) para o aterro do município.


O caso de sucesso unaiense é fruto de condicionantes cobradas pelo Ministério Público e cumpridas pelo município em relação à gestão dos resíduos sólidos. Unaí já tem pronto seu Plano Municipal de Saneamento Básico e de Gestão dos Resíduos Sólidos, tem a lei municipal que aprovou o plano, tem o decreto do Saneamento Básico, e tem um aterro sanitário licenciado. Com a licença ambiental do futuro aterro em mãos, o município precisa licitar a empresa construtora.


“Optamos por construir o aterro sanitário somente depois de darmos soluções efetivas para os resíduos de coleta seletiva (com valor de venda para os catadores) e de logística reversa (sem valor de venda, mas que precisa ser devolvido à indústria). Depois de pronto, nosso aterro sanitário só deverá receber lixo comum doméstico (de cozinha e de banheiro)...


...Caso contrário, o aterro sanitário de Unaí (de construção e manutenção caras) terá curta vida útil, resultando em prejuízo para os cofres públicos municipais e para a população unaiense”, argumentou Cátia Rocha, lembrando que essa iniciativa integra as metas (de curto, médio e longo prazos) estabelecidas no plano unaiense.


Pneus inservíveis de todo tipo, vidros (de todo tipo, inclusive para-brisas e garrafas), isopor, lâmpadas, pilhas e baterias, eletroeletrônicos (e tudo que pode ser ligado na tomada), resíduos agrícolas (exceto embalagens de agrotóxicos), óleos e graxas, EPIs usados (botas, luvas, capacetes), embalagens de uso veterinário estão entre os resíduos que devem ser entregues no ecoponto, para retornarem à indústria.


Todo o material que chega e sai do ecoponto unaiense, com destinação final à indústria, é controlado e rastreado por meio do Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) ou do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos (SINIR). O Estado tem todo o controle sobre esse fluxo, do início ao fim.


PARCERIAS


As parcerias com a Amnor e a APA foram fundamentais para que a iniciativa prosperasse. Tudo com a supervisão e o acompanhamento do Ministério Público de Minas Gerais, que determinou Unaí como central na região, em função da posição geográfica, por ser rota e porque já vinha num processo bastante adiantado.


E a Prefeitura de Unaí teve um papel crucial, ao ceder um galpão (na BR-251, próximo ao viaduto do Canaã) para funcionar como ecoponto e centro de recebimento dos materiais de logística reversa de Unaí e mais 21 municípios do noroeste “expandido”. E continua dando total apoio à evolução da iniciativa.


O ecoponto recebe tudo que não seja lixo doméstico comum (de cozinha e banheiro) e nem material de coleta seletiva para reciclagem (papel, papelão, latinhas, alumínio, plástico, embalagens, garrafas pet, enfim materiais que possuam valor de venda e gerem renda para os catadores).


A soma, em peso e volume, do material de logística “gerado” em Unaí, com o quantitativo que chega dos municípios “associados”, é o que garante o transporte “gratuito” do material até a destinação final. “Precisa ter volume para a indústria vir buscar”, explica Cátia Rocha. “O frete tem de valer a pena”.


A Amnor foi parceira de primeira hora, ao ajudar a construir os planos de saneamento dos municípios associados e atuar na mobilização das Prefeituras e parceiros. E a APA (inicialmente APA Unaí) botou mãos à obra para gerir toda a cadeia de logística reversa: desde o controle do resíduo que chega ao galpão cedido pela Prefeitura de Unaí, até a entrada do material na indústria (destinação final), passando por processos de educação ambiental e acompanhamento do transporte dos resíduos.


À medida que a iniciativa foi ganhando corpo, a Associação de Proteção Ambiental (antes unaiense) passou a ser regional (Apanor) e, agora, com a grande visibilidade conferida por instituições de projeção para todo o país, virou nacional, a Apan. O processo está sendo feito com acompanhamento do Sebrae Nacional e supervisão do Ministério Público.


O modelo unaiense começa a inspirar municípios Brasil adentro. A APA, nascida em Unaí, vai entrar primeiramente no Distrito Federal, em Goiás e no Espírito Santo. “Tudo isso nasceu de um acordo de parceria entre a associação e a prefeitura de Unaí”, comemora Cátia. E a Apa, agora com força de projeção nacional, se prepara para fazer convênios com outras regiões.


IMAGENS: FOTOS DE ARQUIVO

 

ecodivv ascom unai005

ecodivv ascom unai001

ecodivv ascom unai002

ecodivv ascom unai003

ecodivv ascom unai004

ecodivv ascom unai006

ecodivv ascom unai007

ecodivv ascom unai008

ecodivv ascom unai009

ecodivv ascom unai010

ecodivv ascom unai011

ecodivv ascom unai012

top