Semana da Água – Saae abre semana de atividades com solenidade de bênção das águas

O evento oficial que marcou a abertura da semana de atividades iniciou-se com a solenidade de benção das águas, ocorrida na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Municipal de Saneamento Básico (Saae), na manhã dessa quarta-feira (22/3), Dia Mundial da Água. Havia três anos que o Saae não realizava esse tipo de evento, em razão da pandemia do coronavírus e suas restrições.

Além do evento oficial de abertura, Saae e parceiros promovem ainda uma tarde recreativa na UAI Hermes Martins, a instalação de ecobarreiras na Estação de Tratamento de Esgoto (para barrar lixo e não poluir águas), o lançamento do HigieneCão no calçadão do córrego Canabrava (para coletar dejetos de animais domésticos e não poluir o ambiente), a realização da barqueata ecológica (para promover conscientização e recolher lixo/entulho das margens do rio Preto) e a Corrida da Água (para promover a conscientização ambiental por meio da prática esportiva).

Para a promoção, o Saae terá a parceria de secretarias municipais, órgãos públicos ligados ao meio ambiente, associações e entidades de preservação ambiental .

FAZER A ÁGUA CHEGAR AONDE NÃO CHEGA

Durante seu pronunciamento, o prefeito Branquinho ressaltou que recentemente a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Saae foi ampliada e teve duplicada sua capacidade de operação. Ele justificou que “Unaí não para de crescer, por isso é importante olhar para a frente (rumo aos próximos 30 anos), a fim de resolver os problemas estruturais”.

“Aumentamos a estrutura de captação da água. Aumentamos a capacidade de tratamento da água. Agora, temos de melhorar a distribuição. Fazer essa água de qualidade chegar ao outro lado do rio, para os bairros depois da ponte. Estamos empenhados nessa questão”, assinalou o prefeito, ao observar que os bairros depois da ponte do rio Preto são abastecidos com água de poços artesianos, portanto, “sem a mesma quantidade e qualidade da água tratada fornecida pelo Saae”.

Branquinho destacou ainda que o serviço de qualidade apresentado pelos servidores da autarquia municipal resulta em diversos benefícios para a população, inclusive na metade do valor da tarifa paga pelos consumidores unaienses face à cobrada pela empresa de saneamento do Estado.

O diretor-geral do Saae, Alino Coelho, reafirmou o desafio e reconheceu o propósito de trabalhar rápido no sentido de levar a água da autarquia para os bairros “ainda não abastecidos”.

Alino salientou que o Saae coleta 95% do esgoto da cidade e trata todo o esgoto coletado. Segundo ele, a autarquia está fazendo gestões para coletar 100% do esgoto unaiense.

“Somos um dos municípios (de Minas e do Brasil) mais avançados na prestação do serviço de saneamento básico à população”, ressaltou Alino, que destacou a importância do papel do servidor do Saae, para que a autarquia municipal chegasse a esse ponto de reconhecimento.

ORGULHO DE UNAÍ

Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Cátia Rocha, “somos muito orgulhosos de ter o Saae em Unaí”. Ela contou que o município já possui seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e que, no dia 29/3, serão empossados os membros do 1º Conselho Municipal de Saneamento Básico de Unaí, tudo feito como preconiza a lei federal.

“Por termos contemplado os quatro eixos do PMSB (abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem/manejo das águas pluviais), Unaí tornou-se referência até para o Brasil. Estamos no rumo certo, fazendo o que tem de ser feito”, afirmou Cátia.

Por ser um orgulho na prestação de serviço público, o Saae Unaí também é parte dos trabalhos de educação ambiental desenvolvidos pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Comandante da Companhia em Unaí, o major Eustáquio Lobo afirmou que “Unaí possui água de qualidade, coisa que muitas cidades não possuem, porque o Saae consegue fazer isso”.

“Uma das etapas de nosso programa para as crianças é trazê-las na Estação de Tratamento de Água, para que elas tomem conhecimento de todo o processo pelo qual a água passa até chegar às casas. E pedimos que elas multipliquem o conhecimento adiante”, disse o militar.

Para falar em nome dos servidores da autarquia, a chefe de Divisão de Tratamento de Água e Esgoto do Saae, Carla da Silva, fez um agradecimento especial à direção e aos colegas (“cada qual com sua importância”) e ressaltou a relevância do Dia Mundial da Água como ponto de reflexão.

“Tenho consciência de que o saneamento básico faz parte da saúde da população. Sem saneamento básico, não tem saúde”, frisou. A afirmação bate com a opinião corrente de que cada real investido no saneamento evita que se gaste quatro reais na saúde pública.

Organizado pelo Saae, a abertura oficial da semana, com a bênção das águas, contou com a presença de secretários municipais, um vereador, servidores do Saae, Polícia Militar de Meio Ambiente, entidades de proteção ambiental e outros parceiros da sociedade civil organizada.

Para abençoar as águas da ETA, foram convidados o padre José dos Anjos e o pastor Vicente de Barros (que também é servidor do Saae).

semaguaa ascom unai001

semaguaa ascom unai002