Semana da Água – Saae abre semana de atividades com solenidade de bênção das águas

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

O evento oficial que marcou a abertura da semana de atividades iniciou-se com a solenidade de benção das águas, ocorrida na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Municipal de Saneamento Básico (Saae), na manhã dessa quarta-feira (22/3), Dia Mundial da Água. Havia três anos que o Saae não realizava esse tipo de evento, em razão da pandemia do coronavírus e suas restrições.


Além do evento oficial de abertura, Saae e parceiros promovem ainda uma tarde recreativa na UAI Hermes Martins, a instalação de ecobarreiras na Estação de Tratamento de Esgoto (para barrar lixo e não poluir águas), o lançamento do HigieneCão no calçadão do córrego Canabrava (para coletar dejetos de animais domésticos e não poluir o ambiente), a realização da barqueata ecológica (para promover conscientização e recolher lixo/entulho das margens do rio Preto) e a Corrida da Água (para promover a conscientização ambiental por meio da prática esportiva).


Para a promoção, o Saae terá a parceria de secretarias municipais, órgãos públicos ligados ao meio ambiente, associações e entidades de preservação ambiental .


FAZER A ÁGUA CHEGAR AONDE NÃO CHEGA


Durante seu pronunciamento, o prefeito Branquinho ressaltou que recentemente a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Saae foi ampliada e teve duplicada sua capacidade de operação. Ele justificou que “Unaí não para de crescer, por isso é importante olhar para a frente (rumo aos próximos 30 anos), a fim de resolver os problemas estruturais”.


“Aumentamos a estrutura de captação da água. Aumentamos a capacidade de tratamento da água. Agora, temos de melhorar a distribuição. Fazer essa água de qualidade chegar ao outro lado do rio, para os bairros depois da ponte. Estamos empenhados nessa questão”, assinalou o prefeito, ao observar que os bairros depois da ponte do rio Preto são abastecidos com água de poços artesianos, portanto, “sem a mesma quantidade e qualidade da água tratada fornecida pelo Saae”.


Branquinho destacou ainda que o serviço de qualidade apresentado pelos servidores da autarquia municipal resulta em diversos benefícios para a população, inclusive na metade do valor da tarifa paga pelos consumidores unaienses face à cobrada pela empresa de saneamento do Estado.


O diretor-geral do Saae, Alino Coelho, reafirmou o desafio e reconheceu o propósito de trabalhar rápido no sentido de levar a água da autarquia para os bairros “ainda não abastecidos”.


Alino salientou que o Saae coleta 95% do esgoto da cidade e trata todo o esgoto coletado. Segundo ele, a autarquia está fazendo gestões para coletar 100% do esgoto unaiense.


“Somos um dos municípios (de Minas e do Brasil) mais avançados na prestação do serviço de saneamento básico à população”, ressaltou Alino, que destacou a importância do papel do servidor do Saae, para que a autarquia municipal chegasse a esse ponto de reconhecimento.


ORGULHO DE UNAÍ


Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Cátia Rocha, “somos muito orgulhosos de ter o Saae em Unaí”. Ela contou que o município já possui seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e que, no dia 29/3, serão empossados os membros do 1º Conselho Municipal de Saneamento Básico de Unaí, tudo feito como preconiza a lei federal.


“Por termos contemplado os quatro eixos do PMSB (abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem/manejo das águas pluviais), Unaí tornou-se referência até para o Brasil. Estamos no rumo certo, fazendo o que tem de ser feito”, afirmou Cátia.


Por ser um orgulho na prestação de serviço público, o Saae Unaí também é parte dos trabalhos de educação ambiental desenvolvidos pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Comandante da Companhia em Unaí, o major Eustáquio Lobo afirmou que “Unaí possui água de qualidade, coisa que muitas cidades não possuem, porque o Saae consegue fazer isso”.


“Uma das etapas de nosso programa para as crianças é trazê-las na Estação de Tratamento de Água, para que elas tomem conhecimento de todo o processo pelo qual a água passa até chegar às casas. E pedimos que elas multipliquem o conhecimento adiante”, disse o militar.


Para falar em nome dos servidores da autarquia, a chefe de Divisão de Tratamento de Água e Esgoto do Saae, Carla da Silva, fez um agradecimento especial à direção e aos colegas (“cada qual com sua importância”) e ressaltou a relevância do Dia Mundial da Água como ponto de reflexão.


“Tenho consciência de que o saneamento básico faz parte da saúde da população. Sem saneamento básico, não tem saúde”, frisou. A afirmação bate com a opinião corrente de que cada real investido no saneamento evita que se gaste quatro reais na saúde pública.


Organizado pelo Saae, a abertura oficial da semana, com a bênção das águas, contou com a presença de secretários municipais, um vereador, servidores do Saae, Polícia Militar de Meio Ambiente, entidades de proteção ambiental e outros parceiros da sociedade civil organizada.


Para abençoar as águas da ETA, foram convidados o padre José dos Anjos e o pastor Vicente de Barros (que também é servidor do Saae).

 

semaguaa ascom unai001

semaguaa ascom unai002

semaguaa ascom unai003

semaguaa ascom unai004

semaguaa ascom unai005

semaguaa ascom unai006

semaguaa ascom unai007

semaguaa ascom unai008

semaguaa ascom unai009

semaguaa ascom unai010

semaguaa ascom unai011




top