Cadastro para castrações de cães e gatos está sempre aberto na Secretaria de Meio Ambiente; Castrações ocorrem o ano todo

“Ninguém precisa desesperar. As cirurgias de castração vão continuar ao longo das semanas. O cadastro geral para castrações está aberto desde que a Prefeitura adquiriu o Castramóvel. Nunca fechou", salienta a secretária municipal Cátia Regina Rocha (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).
E o cadastro geral foi a base para as mais de 1.750 castrações feitas em Unaí com recursos próprios da Prefeitura, mais 395 castrações promovidas pela ONG Ajuda (da cidade de Juiz de Fora) e outro tanto castrado no Centro de Controle de Zoonoses de Unaí.
Esta semana, as cirurgias de castrações em Unaí ganharam um reforço com a chegada do Castramóvel da Associação dos Municípios do Noroeste Mineiro (Amnor), em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
O veículo está estacionado na sede da Secretaria do Meio Ambiente para castrar entre 340 e 360 cães e gatos em duas semanas. A estimativa é castrar cerca de 60 por dia. Os trabalhos foram iniciados na tarde dessa segunda (7/11).
Três médicos veterinários (um da Amnor, uma da Amor e uma da Secretaria de Meio Ambiente de Unaí) estão à frente dos trabalhos, auxiliados por estagiários do curso de Medicina Veterinária da Facisa e da UFVJM.
Os tutores dos animais estão sendo convocados, para a cirurgia de seus pets, de acordo com a posição da ficha no cadastro geral unaiense feito na secretaria. Antes de iniciar as cirurgias parceiras da Amnor, havia um cadastro aberto com cerca de 400 fichas.
CADASTRO ESTÁ SEMPRE ABERTO
“É importante que os tutores façam o cadastro, porque assim a gente fica sabendo a demanda e planeja mutirões de cirurgia conforme essa demanda”, explica Cátia.
Por isso, quem tiver um cão ou gato, na faixa etária acima dos seis meses e abaixo dos oito anos de idade, pode procurar a Secretaria de Meio Ambiente (rua Ilma Maria de Jesus, 320, bairro Amaral) e fazer o cadastro.
É só levar documento de identidade, comprovante de endereço e cartão de vacina do cão ou gato.
Caso a pessoa não tenha tempo durante a semana, por motivo de trabalho ou de força maior, a ficha pode ser retirada no site da Prefeitura, preenchida, assinada e entregue por terceiros na Secretaria de Meio Ambiente.

O tutor será convocado por telefone para levar o pet durante mutirões de castração (como este promovido pela Amnor) ou durante as castrações regulares (que poderão ser feitas pela médica veterinária que tomou posse em cargo efetivo municipal e lotada na Secretaria de Meio Ambiente).

A convocação para a cirurgia será feita conforme a ordem no cadastro. “O alinhamento com a Amnor para retornar mais duas ou três vezes com o castramóvel vai depender do quantitativo de fichas cadastradas. Sem isso, a gente não tem como saber quantos ainda precisam de castração”, observa a secretária.

PARA ENTENDER O CASO

Unaí e os municípios da região Noroeste têm um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público (MP) para promover o controle populacional de cães e gatos.

Em parceria com o MP, a Amnor adquiriu um Castramóvel, que está percorrendo os municípios noroestinos para ajudar as Prefeituras a cumprir a tarefa. Cada município tem seu quantitativo estimado.

De acordo com cálculos do MP, Unaí precisaria castrar 10% dos animais estimados, resultando em 1.248 cães e gatos este ano.

Como Unaí já havia adquirido um Castramóvel municipal bem antes, com recursos próprios da Prefeitura, foram promovidas 1.750 castrações também com recursos próprios.

Na primeira contratação da empresa veterinária, o município castrou 500 animais. Na segunda contratação, 1.000 animais e, depois, mais 250 como aditivo de contrato.

Então, a Prefeitura já tinha ultrapassado o número de esterilizações determinadas pelo MP.
Para melhorar seus números, contou com a ajuda da ONG de Juiz de Fora (mobilizada por protetoras), que castrou mais 395 pets unaienses (prioridade de prioridades por se tratar de animais de protetores) e ainda castrou outros tantos no Centro de Controle de Zoonoses de Unaí, que possui médica veterinária em cargo efetivo.

A secretária Cátia Rocha estima que a Prefeitura fechará o mês de novembro com cerca de 2.500 animais castrados, entre cães e gatos. Todos chipados. O microchip é introduzido sob a pele do cão ou gato, é do tamanho de um grão de arroz, carrega os dados dos pets e serve para rastreá-los e contabilizá-los.

castramnorr 0001

castramnorr 0002