Caravana do Lixo Eletrônico em Unaí; Caminhão levou cerca de 2 toneladas para Brasília

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Uma parceria entre a Prefeitura de Unaí (por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente), a Green Ambiental e a ONG Programando o Futuro (parceira do GDF) promoveu a vinda a Unaí da Caravana do Lixo Eletrônico (Reciclotech).


O projeto estacionou na Praça JK (da Prefetura), nesta segunda-feira (7/11), das 9h às 15h. Atendendo ao chamado da Prefeitura, alguns moradores trouxeram eletroeletrônicos inservíveis que mantinham em casa e levaram mudas de ipê mirim e cerca viva.


A caravana da Reciclotech veio a Unaí com seis colaboradores, um ônibus, um caminhão, tenda e caixa coletora. Televisores, computadores e periféricos, impressoras, monitores, rádios, aparelhos de DVD, antenas de televisão, ventiladores, forno micro-ondas, videogames, celulares, pilhas e baterias estavam entre os objetos entregues no PEV.


Parte da equipe ficou na tenda, enquanto outra foi para o galpão da Casemg, marginal direita da BR-251, antes do viaduto de acesso ao bairro Canaã, onde funciona o Ponto de Entrega Voluntária em Unaí de todo tipo de material, exceto lixo comum.


A equipe encheu um caminhão baú com eletroeletrônicos, que seguiu para Brasília. A estimativa é de que foram recolhidas cerca de 2 toneladas de material. Outra quantidade expressiva ainda ficou no galpão, aguardando pelo menos mais dois caminhões.


“Quando o caminhão chega à sede da ONG, no Gama-DF, todo o material recolhido passa por uma triagem. Por exemplo, um televisor de tubo, que não tem mais comércio, vai direto para o desmanche. Como não funciona mais, retiramos o plástico, o cobre, o metal e vendemos para uma empresa em São Paulo”, conta a coordenadora da Caravana do Reciclotech, Larissa Nascimento.


Os computadores recolhidos, por sua vez, seguem para o Centro de Recondicionamento que funciona na própria sede da ONG. “O equipamento coletado que conseguimos recondicionar é doado para entidades carentes”, a coordenadora explica.


O órgão governamental parceiro da ONG tem uma pré-lista com o nome das entidades com potencial para receber os computadores recondicionados.


O projeto tem mais de 100 pontos de coleta em Brasília e possui unidades em Goiânia e Cuiabá.


Larissa Nascimento revela que a Caravana do Lixo Eletrônico vai percorrer outras 21 cidades de Minas Gerais, com destaque para o Noroeste de Minas.


Ela faz projeção para retorno a Unaí em breve. “Temos de ficar aqui pelo menos dois dias”.

 

caravann 0002


caravann 0003

caravann 0004

caravann 0005

caravann 0006

caravann 0001




top