Imprimir
Data: 14/07/2022

A Prefeitura de Unaí desenvolve um trabalho de castração de cães e gatos (machos e fêmeas) que já resultou em mais de 500 castrações (depois que o município adquiriu o Castramóvel no final de 2020), podendo chegar a 1.500 castrações até o fim deste ano. O animal é operado no castramóvel da Prefeitura, sai castrado, chipado e com os medicamentos para uso pós-operatório. Tudo de graça. O projeto é parte da política municipal de evitar a superpopulação de animais (e suas consequências ambientais e de saúde pública), combater o abandono e os maus-tratos.


Nesta semana, a ação da Prefeitura pró-causa animal (mas também em favor do meio ambiente e da saúde pública) recebeu um reforço: a Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (Ajuda) está na cidade, de terça a sexta-feira, para complementar parte do trabalho que a PMU oferece.


Porém, vai além, porque a PMU ainda não castra animais com mais de 20 quilos. A ONG esteriliza animais de 6 meses até 7 anos de idade e com até 40 kg. "Porque tem a ver a questão da anestesia. Nós trabalhos com a anestesia intravenosa, e para animais com mais de 40kg é usada a anestesia inalatória", explica um dos veterinários que se preparava para mais uma cirurgia, depois das 73 intervenções (15 em gatos) feitas somente na manhã dessa terça (12/7).


Toda a articulação para a vinda da ONG foi trabalho das protetoras unaienses. Elas conseguiram esse avanço para Unaí, que poderá resultar em 300 (ou mais) castrações de cães e gatos (machos e fêmeas) até esta sexta-feira (15/7). O município cedeu o espaço onde as tendas foram instaladas e está ajudando na divulgação desse mutirão de cirurgias.


"Esta ação é muito importante para a redução da taxa de natalidade de cães e gatos em Unaí", afirma a secretária municipal de Meio Ambiente, Cátia Regina Rocha, ao reconhecer a positividade da iniciativa das protetoras unaienses e a relevância da parceria e do trabalho da ONG Ajuda, que tem sede em Juiz de Fora (cidade da Zona da Mata mineira), mas com irradiação para todos as regiões de Minas.


A equipe da Ajuda que está em Unaí é composta por três veterinários, dois auxiliares, um educador ambiental e um coordenador do Castramóvel. A ONG percorre todo o Estado de Minas Gerais fazendo as operações dentro do Programa Estadual de Esterilização de Animais. Para custear o projeto, a Ajuda conta com repasses do Governo de Minas.


AINDA TEM VAGA PARA CÃES MACHOS E GATOS/GATAS


Mas tem de ser rápido, porque a Ajuda só estará em Unaí até sexta. E não tem mais vaga para cadelas, porque a procura é grande e já encheu o cadastro que segue um protocolo com limite diário de cirurgias: até 40 cadelas, 10 a 15 cães, e até 40 gatos/gatas, domiciliados ou não.


O tutor de cães machos e gatos/gatas nem precisa fazer cadastro antecipado, já pode procurar diretamente o local do mutirão de cirurgias, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – rua Ilma Maria de Jesus, 320, bairro Amaral, telefone 3676-9501).


Mas, para a operação cirúrgica, o coordenador do Castramóvel da Ajuda, Frederico Fagundes, recomenda aos tutores que mantenham o animal em jejum (sem alimento e sem água) a partir das 22 horas da noite anterior (à cirurgia). Lembrando: o animal tem de ter mais de 6 meses e pesar até 40 quilos.


BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO


PARA OS MACHOS:
Diminui a demarcação de território (urinar em todos os cantos); diminuem as fugas atrás de fêmeas no cio; diminuem as brigas com outros animais; deixam de miar ou latir excessivamente; evita o câncer de testículo, próstata e doenças venéreas.


PARA AS FÊMEAS:
Não entram mais no cio (as cadelas param de sangrar a cada 6 meses e atrair machos no quintal; as gatas param de miar durante a madrugada e atrair gatos); a esterilização previne o câncer de mama, de ovário, infecções uterinas e doenças venéreas; evita gestação psicológica; evita mortes no parto e pós-parto; evita enfraquecimento dos ossos; além dessas vantagens, o animal castrado vive mais e tem melhor qualidade de vida.

 

ajudd 0002

ajudd 0005

ajudd 0007

top