Gestão de resíduos: Unaí lança 1ª Campanha de Logística Reversa do Noroeste de Minas

O lançamento da campanha "Destine Já, Noroeste!", capitaneada pela Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (Amnor) e Associação de Proteção Ambiental do Noroeste de Minas (Apanor), foi na tarde dessa quinta-feira, 2/6, no auditório da Capul. Sob o slogan "resíduo destinado, noroeste renovado", os expositores falaram sobre o significado de logística reversa, quem deve fazer a destinação (correta e obrigatória por lei), resíduos que devem ser destinados e uma variada gama de informações complementares, com base principalmente na Política Nacional de Resíduos Sólidos ou Lei Federal 12.305/10. Esse lançamento é um dos destaques da programação da Semana do Meio Ambiente em Unaí, que culmina com as celebrações do 5 de junho, Dia do Meio Ambiente em todo o planeta.

Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Serviço Municipal de Saneamento Básico (SAAE), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Polícia Militar de Meio Ambiente, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Associação de Proteção Ambiental do Noroeste de Minas (Apanor), da Capul, da Green Ambiental (DF) e parceiros ocuparam o microfone para explicações e exposições sobre o tema.

O lançamento da campanha contou ainda com a presença de representantes da Câmara Municipal, da Supram, do Sebrae, da Amnor, Coagril, AAMA e outros parceiros que serão importantes na divulgação e orientação para comerciantes, fabricantes, produtores rurais, geradores, distribuidores, lojistas, escolas, comunidades e assentamentos rurais, que são os principais alvos da campanha, por terem responsabilidade central no processo de logística reversa de resíduos específicos.

Esse tipo de resíduo, - que não é aproveitado pelas associações de catadores (não tem valor de venda) e não pode ser encaminhado para aterros (controlados, descontrolados ou sanitários), nem abandonado na natureza -, deve ser devolvido à indústria. Para isso, é importante que os geradores de resíduos de logística reversa, bem como toda a população de Unaí e dos municípios do Noroeste, entreguem os materiais em área antiga da Casemg, à margem direita na travessia urbana da BR-251 no sentido Paracatu, antes do viaduto de acesso ao bairro Canaã (km 143 da BR-251).

Pneus, vidros, isopor, lâmpadas, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, resíduos agrícolas, óleos e graxas, embalagens de uso veterinário estão entre os resíduos que devem ser entregues para retornarem à indústria. Os resíduos serão rastreados pelo SINIR/MTR até a destinação correta. Unaí é referência no Noroeste de Minas para receber resíduos da logística reversa dos municípios da região "expandida" da Amnor (22 municípios).

Só vale à pena para a indústria transportar esses materiais até o destino final se a central de recebimento tiver juntado um volume bastante expressivo, esse um dos motivos da centralização do recebimento em Unaí. Agora começa uma intensa campanha, envolvendo os parceiros, para sensibilizar fabricantes, lojistas, produtores, enfim, toda a cadeia de geradores de resíduos de logística reversa e toda a sociedade unaiense e noroestina, para engajamento na ação.

Adotar a Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma imposição da lei que vai atingir todos os 5.570 municípios brasileiros e o Distrito Federal. E, neste particular, Unaí precisa estar preparada, porque (entre outros motivos) em breve terá instalado o seu aterro sanitário.

MAIS INFORMAÇÕES OU DÚVIDAS

Ligar 3676-9501 (Secretaria de Meio Ambiente), 9.9989-6177 (Apanor) ou 9.9752-7886 (Stratus Soluções em Logística Reversa).

logrevv 0001