Imprimir
Data: 19/05/2023

O prefeito José Gomes Branquinho cumpriu agenda em Brasília na manhã dessa quarta-feira (17/5), quando esteve na posse da nova superintendente da Sudeco, autarquia federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. No ato, Branquinho representou os prefeitos da Amab (Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília). São mais de 30 municípios, integrando Goiás e Minas ao DF.


A ex-deputada federal e ex-vice-governadora do Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, é a primeira mulher a comandar a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste. Entre as várias autoridades presentes (deputados, senadores, prefeitos, vereadores), destaque para a presença do ministro Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), da ministra Simonte Tebet (Planejamento e Orçamento) e da vice-governadora Celina Leão (do GDF).


Juntamente com a Sudene (desenvolvimento do Nordeste) e a Sudam (desenvolvimento do Norte/Amazônia), a Sudeco tem por finalidade promover o desenvolvimento regional do Centro-Oeste (de forma includente e sustentável), com redução das desigualdades. Ao elaborar o Plano Regional de Desenvolvimento, a Sudeco beneficia (com incentivos, créditos e investimentos) os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.


Os municípios mineiros Unaí, Arinos, Buritis e Cabeceira Grande participam da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), mas como não fazem parte da Sudeco, perdem a oportunidade de acesso, por exemplo, ao FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste). E ainda perdem a capacidade de atrair investidores, que preferem se instalar nos vizinhos, onde contam com mais incentivos e acesso a crédito, via FCO/Sudeco.


Projeto (PLP 287/2013), do deputado federal Paulo Abi-Ackel, busca corrigir essa distorção e incluir os quatro municípios mineiros na área de influência da Sudeco. O projeto encontra-se apto para votação, mas aguarda ser pautado no Plenário da Câmara dos Deputados.


Prefeito Branquinho afirmou que aguarda a abertura da agenda de reuniões da nova superintendente, para apresentar a ela essa importante demanda “inclusiva e de integração regional”. Durante os cumprimentos a Rose Modesto, o prefeito de Unaí esteve acompanhado pela secretária executiva da Amab, Adriana Alves.

 

posudecoo ascom unai006

posudecoo ascom unai001

posudecoo ascom unai002

posudecoo ascom unai004

posudecoo ascom unai005

posudecoo ascom unai007

top