Prefeito cita importantes obras iniciadas, em andamento ou em processo de licitação

Em pronunciamento feito durante a abertura oficial da Semana da Água, organizada pelo Serviço Municipal de Saneamento Básico (Saae), o prefeito José Gomes Branquinho disse que aproveitaria a audiência qualificada, para lembrar (ou atualizar) a situação de algumas obras que o município está executando, outras que já receberam ordem de serviço para iniciar e outras em processo de licitação.

HOSPITAL REGIONAL

Branquinho lembrou aos presentes que o município está concluindo os projetos para construir o Hospital Regional de Unaí. “Um negócio sensacional, da grandeza de Unaí”, elogiou. Ele justificou a grandeza e modernidade da obra explicando que o hospital terá uma área construída de 23 mil m² e um custo previsto de cerca de R$ 150 milhões.

“Conseguimos buscar inicialmente, R$ 40 milhões no Governo do Estado e estamos preparando R$ 20 milhões de recursos da Prefeitura, para dar início às obras. O terreno de 29 mil m² para a construção também foi uma doação do município.

“Outros prefeitos que virão terminarão a obra que vamos começar”, salientou Branquinho. “(Esse hospital) é para dar mais sossego para o setor de saúde e mais tranquilidade para a população de Unaí e municípios vizinhos”.

ILUMINAÇAO DE TRECHO DA BR-251

O prefeito contou que a Prefeitura já está providenciando o processo de licitação para escolher a empresa que executará a iluminação de trecho da BR-251, que vai do ribeirão Areia (entre o Colina Clube e a Coagril) até depois do antigo posto HP, saída Paracatu.

Embora esteja em área de domínio do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), é a Prefeitura que vai iluminar o trecho, segundo Branquinho. “Vamos fazer com recursos do município. A iluminação vai dar conforto e segurança para os usuários da via”.

3ª PONTE SOBRE O RIBEIRÃO SANTA RITA

A construção vai facilitar o acesso de moradores ou de quem precisa ir aos bairros Riviera Park, Vale do Amanhecer e às chácaras atrás do aeroporto.

Enquanto a ponte não fica pronta, o acesso (de quem sai do Centro em direção aos bairros) só é possível com o retorno em “balão” depois da ETA do Saae.

O prefeito anunciou que a obra está bastante adiantada, já sendo preparada a concretagem da laje.

CONSTRUÇÃO DE PONTE DO ANEL VIÁRIO

A Prefeitura já deu a ordem de serviço para a construção da ponte sobre o rio Preto, que fará parte da estrutura do anel viário, trecho que ligará a BR-251 (entre o ribeirão Areia e a Coagril) com a MG-188 (depois da Algonor).

A construção desta segunda ponte sobre o rio Preto (a 1ª é a Ponte Abdon Salgado) custará ao município cerca de R$ 4,5 milhões.

As obras do anel viário são fundamentais para tirar o trânsito pesado de carretas e caminhões de trecho urbano de Unaí.

De acordo com o prefeito, “tirar aquele trânsito doloroso das carretas que passam na ponte, entram na avenida Governador Valadares e seguem até a praça da matriz”.

RECUPERAÇÃO DA PONTE ABDON SALGADO

A tradicional ponte sobre o rio Preto, que foi construída em duas etapas: a primeira em 1962 e, a segunda em 1986, e recebe um tráfego pesadíssimo, já dá sinais claros de envelhecimento em seus pilares.

“Isso tem nos preocupado”, disse o prefeito. “Já foram feitos estudos, projetos já estão prontos, e a ponte será recuperada. Com a licitação concluída, foi dada a ordem de serviço para o serviço de recuperação da ponte”.

Os recursos da Prefeitura investidos na obra serão de R$ 600 mil.

RETORNO DO TERRENO DA CASEMG

“Com a mesma força que estamos empenhando nas obras, também buscamos o terreno da Casemg para Unaí”.

O prefeito Branquinho comemorou a vitória da Prefeitura, que foi buscar na Justiça o domínio do terreno de 44 mil m², que fica numa margem da BR-251, antes do viaduto de entrada para o Canaã, cujo valor calculado pode alcançar os R$ 40 milhões.

“Colocamos a Justiça no meio do caminho e buscamos aquele terreno de volta para o município. Se a Prefeitura é que doou para o Estado (à época), a Casemg encerrou suas atividades, fomos buscar para trás. Hoje já tem serventia”, observou Branquinho.

De acordo com o prefeito, o terreno está sendo útil e ainda terá muita serventia para as administrações municipais no futuro.

brancc ascom unai003

brancc ascom unai001