Em visita do vice-governador a Unaí, prefeito Branquinho apresenta demandas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança pública

Implantação do Hospital Regional do Noroeste de Minas em Unaí; reforma e ampliação do Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado; elevação da Gerência Regional de Saúde (GRS) a Superintendência Regional de Saúde (SRS); criação de cursos de saúde na UFVJM, com destaque para medicina; consolidação e expansão de cursos no campus da Unimontes; construção do anel viário; construção de um novo presídio; pavimentação de trechos de rodovias estaduais.

O documento com as demandas (e devidas explicações da importância de cada uma delas) foi passado às mãos do vice-governador durante recepção no gabinete do prefeito, que ficou lotado na manhã dessa segunda (27/2).

Representantes dos diversos segmentos da sociedade unaiense estiveram presentes, assim como representações dos órgãos públicos estatais instalados em Unaí. o evento reuniu juízas de Direito, promotores e defensores públicos, comandantes dos órgãos da Segurança Pública, entre outras representações.

Na seara política, presença da esposa do vice-governador e presidente do Servas (Serviço Social Autônomo), Christiana Renault; das deputadas estaduais Ludimila Falcão e Marli Ribeiro; dos vereadores Tião do Rodo, Valdmix Silva, Nair Dayana, Paulo César Rodrigues, Andréa Machado, Raphael de Paulo, Professor Diego, Cléber Canoa, Diácono Gê e Ronei do Novo Horizonte. Presente também o diretor-geral do SAAE, Alino Coelho.

IMPLANTAÇAO DO HOSPITAL REGIONAL

O documento (passado pelo prefeito às mãos do vice-governador) explica que o Noroeste de Minas é a única região do Estado que não possui um hospital regional, mas que o processo está em andamento; que há um convênio assinado com o Estado que resultou na contratação dos projetos arquitetônicos e complementares já licitados pela Prefeitura e que deverão ser entregues no mês de abril.

Lembrou ainda que parte dos recursos para a construção do Hospital Regional em Unaí já estão assegurados: 20 milhões de reais dos cofres municipais e 40 milhões de reais do Governo de Minas (provenientes das compensações aos municípios mineiros da tragédia socioambiental de Brumadinho).

REFORMA E AMPLIAÇÃO DO HMU

O Hospital Municipal de Unaí (Dr. Joaquim Brochado) passa por obras de reforma, ampliação, modernização e adequação de seus espaços para instalação de novos equipamentos, como o tomógrafo.

Apesar de municipal, o HMU atende Unaí e mais 11 municípios do Noroeste de Minas pactuados, funcionando, na realidade, como regional. Mas é a Prefeitura de Unaí que arca com 80% do custeio do HMU. Para as obras, a Prefeitura solicita ao Governo de Minas um aporte de 12 milhões de reais.

CONVERSÃO DA GRS EM SUPERINTENDÊNCIA

Hoje, a macrorregião de Saúde do Noroeste e Alto Paranaíba tem sua Superintendência Regional de Saúde em Patos de Minas, distante mais de 300 km de Unaí. Para algumas cidades do Noroeste, a distância dobra. Não faz sentido para a gestão regional de saúde.

Por isso, o pedido de elevação da Gerência Regional de Saúde, com sede já instalada em Unaí, em Superintendência Regional de Saúde para os municípios do Noroeste.

CURSOS DE SAÚDE PARA A UFVJM

O documento também solicita ao Governo de Minas gestões para ajudar o município de Unaí a atrair cursos na área de saúde para o campus da UFVJM. Especialmente o curso de medicina.

MAIS CURSOS PARA A UNIMONTES

O campus da Unimontes em Unaí está instalado há mais de 15 anos. O município doou um terreno para a expansão. Mas não houve avanços. O documento pede mais cursos, principalmente na área de saúde.

CONSTRUÇÃO DO ANEL VIÁRIO

Unaí é passagem obrigatória para escoamento dos produtos agropecuários do Noroeste de Minas e Estados vizinhos (Goiás e Bahia). Sendo assim, há um grande tráfego de carretas bitrens obrigadas a entrar na cidade, causando transtornos em parte da rodovia MG-188 (onde há grande movimento de carros, bicicletas, motos, carroças e até de pedestres), sobrecarregando a ponte do rio Preto e entrando na cidade pela avenida Governador Valadares, até a praça da Matriz.

Com isso, o documento adverte que para solucionar o problema, é de fundamental importância ligar a BR-251 à MG-188, com a pavimentação de um trecho de aproximadamente 7 km. O município já se encarregou de construir a obra da segunda ponte com recursos próprios. Solicita ao Estado o aporte de 10 milhões de reais para a pavimentação do trecho.

PRESÍDIO MUNICIPAL

Localizado no Centro da cidade, o Presídio de Unaí tem capacidade para 110 detentos, porém abriga mais de 250. O espaço já não comporta mais a ampliação em seu espaço físico. Como solução, o município se disponibiliza a doar um terreno para o Estado, a fim de que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública providencie a construção de um novo presídio na cidade.

PROJETOS/PAVIMENTAÇÃO DE TRECHOS DE RODOVIAS

Rodovia LMG-658, que liga a BR-251 (Novo Mundo – Café Forte) à BR-040, trecho de 100 km (passando pelas fazendas Guariba e Novo Mundo).

Rodovia LMG-644, no entroncamento LMG-628, que o liga o distrito de Garapuava ao Estado de Goiás, passando por Chapadinha (são 43 km).

Rodovia LMG 664, na região da Chapada (lugar conhecido como Maria do Pão de Queijo) que faz a ligação com a cidade de Bonfinópolis de Minas (são 66,8 km).

Recuperação funcional (pelo Provias) da LMG-628 – trevo da MG-188 – estrada do distrito de Palmeirinha e faixa adicional (terceira via) do km 94 ao 95.

vg7

vg1