Prefeito atende Coes e cancela comemorações do aniversário de Unaí

O cancelamento das comemorações do aniversário de 78 anos de emancipação político-administrativa de Unaí consta do Decreto 5.765, editado nesta quinta-feira, 6/1.

A Administração Municipal - por meio da Secretaria de Cultura e Turismo - já estava praticamente com tudo preparado para as comemorações na Praça JK (da Prefeitura), no sábado (15/1 - dia do aniversário) e no domingo (16).

Um surto de gripe influenza A (H3N2) e um rápido aumento no número de casos de covid, no entanto, vêm causando grande pressão sobre o sistema público de saúde desde a última segunda-feira, 3/1.

Antes de tomar a decisão pelo cancelamento, o prefeito Branquinho solicitou que membros do COES se reunissem e apresentassem a deliberação do colegiado.

Diante do sinal de alerta emitido pelo Comando Operacional de Emergência em Saúde, na tarde dessa quarta (5/1), o prefeito decidiu pelo cancelamento das comemorações. "Evitar aglomerações e manter o distanciamento" voltou à ordem do dia.

PRONTO-SOCORRO BATEU RECORDES DE ATENDIMENTOS DIÁRIOS

Na última segunda-feira, 3/1, o Pronto-Socorro do Hospital Municipal atendeu 499 pacientes, a maioria com queixas de sintomas gripais. Em dia de "pico", passam pelo PA entre 250 e 300 pacientes com problemas gerais de saúde. Na terça-feira, 4/1, não foi diferente: 446 pessoas acorreram ao Pronto Socorro do HMU, grande maioria em busca de atendimento para síndrome gripal.

No Centro de Atendimento à Covid, no Caic, mais procura. Depois de um longo período de "calmaria", os atendimentos explodiram de uma vez. Na segunda-feira, 100 atendimentos. Na terça, 96 pessoas atendidas. Até as 10 horas da manhã dessa quarta (5), já haviam passado 50 pessoas pelo atendimento da Central Covid.

Secretaria de Saúde faz planos para recompor as equipes, com contratação de profissionais e ampliação de horários na Central Covid.

PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA ESTAVA PRONTA

A Secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo) foi convidada a expor para os membros do Coes, em reunião ocorrida na tarde dessa quarta (5/1), a programação marcada para a Praça JK.

Para o sábado (15), foram programadas atividades infantis, a partir das 14h, com trenzinho para a criançada, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca, balões, algodão doce e picolé; atividades de circo, de teatro, pintura de rosto, entre outras.

À noite, realização de culto evangélico e seis shows musicais para fechar o primeiro dia de comemorações.

Já no domingo, as atividades começariam às 8h30, com a missa na praça. Depois, sessão solene e cívica do aniversário, com apresentação da Banda Municipal, exibição dos hinos, fala oficial do prefeito e entrega de 80 certificados, para homenagear os servidores públicos municipais que se aposentaram no último ano.

A solenidade cívica seria finalizada com o tradicional "parabéns a você" e a distribuição de um bolo de 120 quilos, dividido em 1.500 pedaços, acompanhado de refrigerante.

Paralelamente, competições esportivas de ciclismo e atletismo (estas a cargo da Secretaria de Esportes). Ainda no domingo, apresentações de mágicos e manifestações culturais, entre as quais capoeira, dança, entre outras expressões da cultura. E para fechar as festividades, noite com shows musicais.

Dentro das comemorações, o Museu Municipal exibe uma mostra de fotografias. E A Biblioteca Municipal apresenta uma seleção de livros que contam parte da história de Unaí.

COES DECIDE ACONSELHAR PELO CANCELAMENTO

Depois da apresentação da secretária Luciana Navarro, que também manifestou preocupação com a contaminação principalmente de crianças (na segunda-feira, foram atendidas 94 crianças no Pronto-Socorro), os membros do Coes ouviram as ponderações da Secretária de Saúde, Denise de Oliveira, e da diretora administrativa do Hospital Municipal, Sibelle Lourenço.

Ambas falaram de sua preocupação com a corrida de pessoas com síndrome gripal às unidades de saúde, sobrecarregando o sistema, especialmente o Pronto-Socorro. Elas manifestaram preocupação inclusive com os profissionais de saúde, muitos já se licenciando (afastamento do trabalho) em decorrência dos sintomas gripais, tanto seus quanto de seus familiares.

Para piorar, segundo lembra Denise, casos de dengue também começam a aparecer. Já são 15 registrados na última semana. "Situação pode ser agravada por esses intervalos de sol e chuva", frisa.

Para minimizar os impactos gerais, o prefeito Branquinho autorizou a contratação de 6 enfermeiros e 19 técnicos de enfermagem para esse momento de emergência.

Autorizou, ainda, ampliação no horário de funcionamento da Central Covid, que passa a ser de segunda a sexta, das 7h às 21h; sábados e domingos, das 7h às 17h. Haverá mais contratação de três enfermeiros e dois técnicos de enfermagem para atuar na unidade, também em caráter de emergência.

Todos os membros do Coes votaram contra a realização das festividades. Uma minoria (4 membros) achou que a Administração Municipal poderia manter o momento cívico, no domingo. Mas, diante do panorama exposto, o prefeito optou por cancelar todas as atividades.

COMO SE PREVENIR DA INFLUENZA (H3N2) E DA COVID (ÔMICRON)

Essas doenças de infecção respiratória exigem as mesmas medidas preventivas: usar máscara, evitar aglomerações, higienizar as mãos constantemente com álcool em gel, manter o distanciamento interpessoal e tomar a vacina (todas as doses preconizadas, quando chegar o momento).

recoess 0001