Decreto libera aulas 100% presenciais e funcionamento de bares e restaurantes até 3h da madrugada

O Decreto 5.641, assinado pelo prefeito José Gomes Branquinho nesta quarta-feira, 3 de novembro, autoriza ainda o funcionamento de igrejas com ocupação de 60% (antes era 30%) e libera a atividade de hidroginástica, observadas a segurança sanitária, e de brinquedos infláveis, com higienização frequente dos equipamentos e controle da quantidade de crianças, todas com máscara.

O documento amplia ainda de 150 para 250 o número de convidados para casamentos e de 100 para 200 a quantidade de convidados para batizados e aniversários. Protocolos sanitários expedidos em decretos e deliberações anteriores continuam vigentes.

As novas medidas entram em vigor nesta própria quarta, 3/11, restando a liberação de eventos para o mês de dezembro. Quando forem liberados, no entanto, os interessados em participar dos eventos precisarão apresentar passaporte de vacinação, comprovando o ciclo vacinal completo.

A flexibilização das medidas em Unaí foi possível graças à redução no número de casos positivos de covid-19 – que baixou de quase 400 para 160 nas últimas semanas – e na diminuição na ocupação de leitos de internação hospitalar e de terapia intensiva (UTI).
A vacinação da população unaiense também contribuiu para a queda nos números de infectados, já que 80% da população tomou pelo menos a primeira dose de uma das vacinas oferecidas contra a covid-19.

"POR FAVOR, NÃO É LIBERAÇÃO GERAL"

Ao anunciar a emissão do decreto, o prefeito Branquinho destacou que as medidas de flexibilização não significam um "liberou geral". Segundo ele, toda essa flexibilização visa buscar o que é melhor para a população: "voltamos quase à normalidade". Mas os cuidados precisam continuar.

"Ainda temos de ter muito cuidado", assinalou o prefeito. "Por exemplo, o funcionamento dos bares até de madrugada, as pessoas não devem abusar. E vamos nos manter vigilantes, sempre com muito cuidado, de máscara, fazendo a higienização das mãos, manter o distanciamento. Enfim, não vamos extrapolar".

Para a presidente do Comando Operacional de Emergência em Saúde Pública de Unaí (COES), Tatiane Rocha, as novas medidas não alteram a adoção dos protocolos sanitários exigidos em decretos e deliberações anteriores, os quais devem ser observados principalmente nos bares, restaurantes, eventos e similares.

"Não se trata de liberação geral, até porque podemos voltar atrás e endurecer as medidas novamente se os casos aumentarem", afirma Tatiane, acrescentando que as medidas constantes no novo decreto unaiense seguem resolução do Governo de Minas e modelos adotados em municípios como Patos de Minas, Paracatu e Montes Claros.

Confira a íntegra do decreto:

CLIQUE AQUI

branquinho materia