Segurança escolar – Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Ensino apostam no acolhimento de alunos e formação de cultura de paz nas escolas

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Fazer com que o ambiente escolar seja acolhedor, dar voz ao aluno, ao pai, à mãe, dar voz aos professores. Esta é a receita da Secretaria Municipal de Educação de Unaí para enfrentar este momento difícil de boatos e rumores (disseminados por redes sociais e aplicativos de mensagens) de ataques às escolas em todo o país. O secretário Zeuman de Oliveira e Silva participou de reunião capitaneada pela Polícia Militar, na manhã dessa segunda (17/4), no auditório do 28º Batalhão, para discutir segurança com a comunidade escolar.


Durante a reunião, o tenente Lucas apresentou os principais pontos de um plano de ação preventiva da Polícia Militar para fazer frente à situação de possível violência nas escolas, cena que começa a preocupar o meio escolar e as autoridades brasileiras. A mobilização unaiense tomou conta de diretores e especialistas escolares de toda a rede municipal de ensino, de representantes da rede estadual e particular, da OAB, do Conselho Municipal de Segurança Pública, entre outros.


“O caminho é este aqui. Se vamos falar de segurança, temos de escutar quem entende”, ressaltou o secretário Zeuman, para quem é necessário se antecipar aos acontecimentos, buscando a parceria de quem conhece do assunto, como as Polícias Civil e Militar.


Para o secretário, o papel primordial da escola, no entanto, é buscar o acolhimento para os alunos e seus familiares. “De nossa parte, a alternativa a ser achada é pedagógica. Precisamos educar as famílias para este novo momento. Propagar o bem. Elas estão querendo isso. As gerações estão mudando muito rápido. Os discursos de ódio (disseminados principalmente nas redes sociais), por exemplo, estão afetando os alunos. Estamos buscando entender o processo e formar parcerias para promover a paz no ambiente escolar”.

 

PROTOCOLO DE SEGURANÇA


Diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino (Unaí), Janaíla Carneiro de Freitas disse que a SRE recebeu “com alívio” o pacote de proteção escolar lançado na última semana pelas Polícias Civil e Militar.


Ela anunciou que, no dia 20 de abril, próxima quinta-feira, serão desencadeadas intervenções em favor da paz nas escolas em toda a rede estadual de ensino de Minas Gerais. “Intervenções que desenvolvam a cultura de paz, contrárias ao medo ou ao desconforto nas escolas”, explicou.


Ações de promoção da paz, com carinho, com acolhimento, com zelo, com atenção e dedicação aos estudantes. “Vamos promover ações pedagógicas. Nada de aumentar a tensão”, ressaltou Janaíla, que falou em nome da superintendente, que cumpria agenda de viagem.


No dia 20, às 15h30, o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor Alvarenga, fará uma live (laive – transmissão ao vivo por vídeo) para explicar o protocolo de segurança criado para as escolas em todo o Estado de Minas.


“Não é um protocolo vinculado somente às escolas estaduais. Foi construído junto com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) – para abarcar todas as escolas municipais – e com o Sinep (Sindicato das Escolas Particulares de Minas)”, a diretora explicou.


Os protocolos de segurança e construção de planos de ação contam com a parceria da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Ministério Público e da Defensoria Pública, entre outros parceiros fundamentais neste momento de "muita" disseminação de fake news nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

 

paznaescolll ascom unai002

 

paznaescolll ascom unai003paznaescolll ascom unai004

paznaescolll ascom unai001

 




top