Segurança nas escolas de Unaí – Instituições de educação se reúnem com Polícias Civil e Militar em busca de proteção para comunidade escolar

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Os ataques desferidos contra escolas brasileiras nas últimas semanas (casos isolados) e uma saraivada de fake news (notícias falsas) têm levado algum desconforto à comunidade escolar e, ao mesmo tempo, tem mobilizado as polícias civil e militar para a construção de um plano de ação. Ainda que nada de concreto (em relação a ataques) tenha ocorrido efetivamente em Unaí, o comando do 28º Batalhão de Polícia Militar resolveu se antecipar, mostrar o que está fazendo e apresentar um plano para tranquilizar a comunidade.


Um tema foi particularmente caro aos presentes, porque as redes sociais brasileiras foram marcadas nos últimos dias por supostas ameaças de ataques às escolas (de todo o Brasil), neste dia 20 de abril, situação que vem preocupando diretores, professores, pais e alunos. Porém, todas as publicações (sobre a possibilidade de ataque) estão sendo monitoradas e acompanhadas pelas autoridades policiais.


No dia 20 de abril de 1999, houve o massacre de Columbine (Columbaine). Dois alunos fortemente armados invadiram o Columbine High Scholl, em Denver, nos Estados Unidos. Mataram 12 estudantes e um professor e feriram outros 24. Os dois assassinos se consideravam marginalizados, só vestiam preto e tinham fascínio de temas como o nazismo (Adolf Hitler nasceu num dia 20 de abril). Columbine foi o massacre que apresentou o bullying ao mundo.


OPERAÇÃO EM UNAÍ


O comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar (Unaí), tenente-coronel Braga reconheceu que a sociedade brasileira está diante de algo novo, (ataques a escolas) visto mais facilmente na cena internacional. E, na esteira desses acontecimentos, uma profusão de notícias falsas (fake News) vem sendo disseminadas em redes sociais e aplicativos de mensagens.


“Em cima de qualquer fato, há uma grande disseminação de fake News. Essa gama de desinformação gera muito desconforto, e até pânico, na sociedade. Por isso, nós (a Polícia Militar) estamos traçando várias estratégias, para aprimorar e refinar as ações de segurança nas escolas”, ressaltou o comandante do batalhão de Unaí.


De acordo com o tenente-coronel Braga, a PM envolverá todo o efetivo em uma grande operação nesta quinta-feira, 20 de abril, para tranquilizar a sociedade.


“Vamos empregar todo o nosso efetivo, colocar nossos recursos humanos e logísticos à disposição das escolas. Será uma operação no estilo ‘eleição’, para garantir a segurança e a tranquilidade para que as pessoas possam trabalhar tranquilamente”, ressaltou o comandante.


Delegado da Polícia Civil recém-chegado a Unaí, João Lourenço concorda ser importante concentrar esforços em ações de segurança das escolas, a fim de evitar surpresas desagradáveis. Mas, até então, segundo ele, “em Unaí, não houve caso que levantasse alguma suspeita (de ataque a escolas) e nem nada de concreto que provocasse algum tipo de insegurança”.


“A Polícia Civil está apurando todo e qualquer caso que possa provocar suspeitas”, relatou o delegado, que tem uma equipe de investigação trabalhando, em parceria com o serviço de inteligência da Polícia Militar. Esses serviços estão trabalhando 24 horas por dia. Todas as informações estão sendo verificadas.


NÃO REPASSAR FAKE NEWS


O delegado João Lourenço recomenda que as pessoas não repassem desinformação ou fake News. “A melhor coisa a se fazer, quando receber algum tipo de vídeo, é não transmitir, não passar para a frente. O objetivo desse pessoal é criar alarde e espalhar uma espécie de terror”.


Para o delegado, o melhor a se fazer é passar informações para a Polícia Civil ou Militar, a fim de que essas forças de segurança (e seus serviços de investigação e inteligência) tomem as providências cabíveis para os casos em questão.


PRESENÇA MARCANTE


Essas informações, assim como um Plano de Ação para as escolas, elaborado pela Polícia Militar, foram apresentados na manhã desta segunda-feira (17/4). O auditório do 28º Batalhão da Polícia Militar ficou lotado. Depois da manifestação das forças de segurança, o microfone foi aberto à participação do público.


A reunião contou com a presença do secretário municipal de Educação, Zeuman de Oliviera e Silva; da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cláudia de Oliveira; de diretores e especialistas escolares das redes pública e privada de ensino; da Câmara Municipal; da Superintendência Regional de Ensino; da subseção da OAB Unaí; do Conselho Municipal de Segurança Pública, entre outros vinculados à educação.

 

seguescol ascom unai006

seguescol ascom unai001

seguescol ascom unai002

seguescol ascom unai003

seguescol ascom unai004

seguescol ascom unai005

seguescol ascom unai007

seguescol ascom unai008

 




top