Imprimir
Data: 09/03/2023

Pensar na relação professor-professor, gestor-professor, especialista da educação-professor e especialista-direção. Essa a receita do secretário municipal de Educação, Zeuman de Oliveira e Silva, que serviu como fio condutor da palestra de abertura do Encontro Pedagógico promovida pela Semed, na manhã desta terça-feira (7/3). O encontro reuniu diretores escolares e especialistas da educação da rede municipal de ensino no auditório do Cnec.


A ideia de pensar na educação de forma regionalizada trouxe a Unaí o secretário de Educação de Paracatu, Tiago de Deus, para “palestrar”, expor novas visões da educação e aproximar as duas cidades no tema educação, suas relações (de trabalho) e relacionamentos (entre os profissionais da rede).


“O objetivo é sensibilizar os profissionais de maneira que possam acalmar a alma, para que possam pensar juntos e trabalhar em equipe, ou seja, exercitar a habilidade de trabalhar de forma coletiva. Se pensarmos desse jeito, a educação só vai avançar”, explicou o secretário Zeuman.


E o convidado para “a conversa” foi uma escolha pessoal do próprio professor Zeuman, por tratar-se de alguém que atua na região, capacitado para discorrer sobre o tema com propriedade e pronto para estabelecer uma parceria que possa resultar em importante alavancagem conjunta da educação no Noroeste de Minas.


“O Tiago e eu temos uma caminhada na educação juntos e meio que compartilhamos as mesmas ideias, por isso o trouxemos aqui para conversar com diretores de escolas, gestores e especialistas”, observou Zeuman, ao ressaltar a necessidade de pensar a educação do Noroeste de Minas como um todo. Começando por Unaí e Paracatu, duas referências regionais.


O secretário unaiense diz perceber que todos os diretores, todos os professores, todos os especialistas que atuam na rede municipal fazem um bom trabalho. “Mas temos de remar todos para o mesmo lado. Essa é a ideia”.


EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INFANTIL


O Encontro Pedagógico continua, nesta terça e quarta-feira, com palestra da professora Edivânia Mendes Teixeira, diretora da Escola Especial João da Neca, da Apae de Unaí.


“A educação especial (para cuidar dos alunos com deficiência) é uma das bandeiras que gosto muito de levantar e, que, na minha gestão quero ressaltar”, afirmou Zeuman.


E para a aproveitar a competência do pessoal da própria rede municipal de ensino, a Semed convidou a especialista Marla Carvalho, para conversar com a audiência sobre a educação infantil.


No próximo dia 14, numa capacitação para monitores, as conversas serão dirigidas por especialistas em educação da própria rede municipal, conforme o secretário Zeuman. “Temos pessoas com talento e muita competência dentro da nossa rede de ensino. A ideia é dar voz e vez a esses talentos”.

 

encpedaa ascom unai002

encpedaa ascom unai001

encpedaa ascom unai003

encpedaa ascom unai004

encpedaa ascom unai005

 

top