Abertura do Ano Letivo 2023: “que as nossas crianças e adolescentes não aprendam apenas matemática e português, mas que aprendam as lições da vida”, conclamou Branquinho

O prefeito José Gomes Branquinho participou da abertura oficial do ano letivo/escolar 2023, na manhã desta quarta-feira (1º2), evento promovido no Salão Rural do Parque de Exposições que contou com a presença de cerca de 1.000 servidores da Educação Municipal, maioria expressiva de professores. Início das aulas na rede municipal previsto para segunda-feira (6/2).

Em sua mensagem de boas-vindas, ao declarar a abertura oficial do evento (cujo tema central foi "Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da Educação"), o prefeito Branquinho disse que seria necessário fazer um pedido especial aos educadores: “Por favor, atendam bem as pessoas, atendam com o coração aberto. Quem faz acontecer são vocês, que estão lá na ponta, na sala de aula, cuidando das nossas crianças e adolescentes”.

E, dentre os alunos em sala de aula, Branquinho enfatizou as crianças com algum tipo de deficiência, que chegaram ao ensino regular e precisam de acompanhamento de apoio especializado para a necessária inclusão. “A cada dia que passa, temos a responsabilidade maior de aumentar a inclusão”, observou.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) contratou 155 professores de apoio educacional especializado, para acompanhamento de alunos com algum tipo de deficiência (física, sensorial, mental ou múltipla), ou necessidade especial de aprendizagem, que estudam na rede municipal de ensino. O aluno que apresenta laudo tem direito a acompanhamento especializado.

O prefeito Branquinho aproveitou o momento de fala para anunciar que a Administração Municipal preparou um projeto de lei no qual o município se compromete a destinar um recurso anual na ordem de R$ 1,5 milhão para a Escola João da Neca, unidade educacional especializada da Apae Unaí.

O projeto de lei da Prefeitura, de acordo com o prefeito, está pronto para ser protocolado. Aguarda apenas o retorno dos trabalhos da Câmara Municipal (que estava em recesso), para os encaminhamentos.

TRANSPORTE ESCOLAR

Sempre que quer mencionar o “tamanho” da Educação Municipal (secretaria com o maior número de servidores na estrutura pública do município de Unaí), Branquinho faz referência ao transporte escolar com suas 170 linhas, que percorrem quase 14 mil quilômetros por dia.

“O professor Zeuman está assustado com o tamanho da nossa Secretaria de Educação. Em Unaí, as distâncias são muito longas. Para chegar lá na Chapadinha, são 100 quilômetros. É longe, não é fácil não. Chegar lá na Palmeirinha, Curral do Fogo. Imagine o que isso. E a Secretaria de Educação faz a gestão de tudo isso”, avaliou o prefeito.

E gerir tudo isso, segundo ele, passa por desafios, como fazer o processo de licitação para selecionar a linha de transporte, treinar os motoristas, cuidar da segurança dos ônibus, ficar de olho nos trajetos, para ver se não tem criança ficando para trás. “Não é fácil não. E é todos os dias”.

Mas o desafio do começo das aulas (em 6 de fevereiro) já está no radar do município, e o prefeito comemora a “normalidade” do calendário letivo de 2023, diferentemente de anos anteriores, quando houve interferência no calendário escolar, motivada pelas restrições impostas pela pandemia de covid-19. “Este ano, vamos começar no tempo certo, na hora certa. Tudo dentro da programação, com muita tranquilidade”.

CUIDAR DOS ALUNOS

Ainda em pronunciamento, o prefeito mencionou o respeito que a Semed tem com todos os servidores da Educação, e mais uma vez fez um apelo aos educadores. “Podemos não dar conta, mas nossa vontade é cuidar cada vez melhor de vocês, para que vocês tenham plena condição de cuidar de nossas crianças. E cuidando do presente de nossas crianças, vocês estão contribuindo para que elas tenham um futuro bastante promissor”.

E esse futuro, segundo o prefeito, não estaria somente no contexto do aprendizado das disciplinas escolares, como matemática ou português. Mas que as pessoas cresçam em dignidade, que aprendam as lições da vida. Que sejam cidadãos e cidadãs em pleno gozo de seus direitos.

“E torcendo muito para que em dezembro (os educadores) possam encerrar o ano positivamente, em todos os sentidos”, afirmou o prefeito, acrescentando que, para atingir os objetivos nos avanços e conquistas escolares, toda a estrutura da Prefeitura está a disposição (desde a a direção da escola – passando pela Secretaria de Educação, e chegando até o gabinete do prefeito).

“Toda a estrutura do município pronta para dar o apoio necessário para que vocês possam cuidar das nossas crianças e adolescentes”, arrematou Branquinho.

branqabertt 0001

branqabertt 0002