Abertura do Ano Letivo/Escolar 2023 – Salão Rural do Parque de Exposições recebeu cerca de 1.000 servidores da rede municipal de ensino

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

A Secretaria Municipal de Educação promoveu o evento na manhã dessa quarta-feira (1º/2). Além do público presente (servidores da Semed, diretores escolares, especialistas da educação municipal e, destaque para os professores), presenças de representações da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores, do SAAE, da Superintendência Regional de Ensino (rede estadual), do Conselho Municipal de Educação, da Associação das Pessoas com Deficiência de Unaí (APDU) e da Associação das Mães e Amigos dos Autistas de Unaí (AMAA).

 

O tema central que funcionou com fio condutor das atividades foi “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação”.

 

O prefeito José Gomes Branquinho abriu oficialmente o evento, com a mensagem de boas-vindas e com um discurso que pedia aos servidores da rede municipal de ensino, principalmente os professores, que cuidassem com muito carinho e zelo das crianças e adolescentes nas escolas.

 

Também em pronunciamento, o secretário Zeuman de Oliveira (Educação) conclamou diretores, especialistas escolares e professores a se engajarem no compromisso de uma construção coletiva, para atingir as metas de melhoria escolar, com base na inclusão, equidade e qualidade. A Semed e o gabinete do prefeito são os apoiadores e fiadores da política, para fortalecer os professores lá na sala de aula.

 

Crianças com deficiência, alunas da Escola Municipal Glória Moreira, no bairro Canabrava, fizeram uma apresentação musical, acompanhadas pelo professor de apoio à educação especial e pela diretora da escola. A finalidade foi mostrar parte do trabalho exitoso que a escola realiza com esses alunos.

 

Durante o evento, uma mãe integrante da AMAA, com filho autista na rede municipal de ensino, falou sobre o trabalho da associação fundada no dia 14/2/2022. A AMAA oferece apoio a 110 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) cadastradas. 

 

A mãe atípica, como são chamadas, contou que a escola municipal vem proporcionando o acolhimento das crianças com TEA e das famílias. Mas chamou a atenção para necessidade de uma maior abertura, por parte das escolas, da adoção de um plano individual para cada aluno com deficiência. E para a necessidade de reciclagens constantes dos professores de apoio à educação especializada.

 

A presidente do Conselho Municipal de Educação convidou as pessoas que tenham interesse em conhecer mais sobre os assuntos da educação a comparecerem às reuniões do conselho, que são abertas ao público, e ocorrem uma vez por mês.

 

Por fim, a esperada palestra do mestre Jooseé Fernandes dos Santos, que abordou em detalhes cada elemento do tema central do evento. O palestrante deu uma aula completa sobre a função e a importância do professor, o foco no aluno e o auxílio em sua aprendizagem, o conceito de pobreza educacional, a evasão escolar, o desafio do futuro, evoluções educacionais e sugestões de possíveis soluções/caminhos a serem adotados pelas escolas.

 

Depois da palestra, José Fernandes ainda ficaria em Unaí para atuar na capacitação de professores.

 

 metabertt 0002

metabertt 0001

metabertt 0005

metabertt 0003

metabertt 0004

metabertt 0007

metabertt 0008

metabertt 0009




top