Designação de professores/monitores 2023: dos 1.501 inscritos no processo seletivo, 233 foram contratados na 1ª chamada

O processo seletivo (prova de títulos) para classificar professores substitutos e designação na rede municipal de ensino de Unaí teve início em janeiro e, na semana de 23 a 27, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) já lançou edital e contratou temporariamente 233 professores e monitores de creche.

Outros 31 professores que ocupam cargo efetivo (concursados) na rede municipal também conseguiram a designação para aumentar ou complementar carga horária.

Na segunda (23/1), a primeira leva de 25 monitores assinaram contrato na parte da manhã. Os monitores são auxiliares de professores da educação infantil, com atuação nas creches (atendimento de crianças de zero a três anos).

No turno da tarde, foi a vez da contratação de 31 professores que ocupam cargo efetivo na rede municipal (nos anos iniciais e finais do ensino fundamental) e estão tendo a oportunidade de ampliar ou complementar sua carga horária.

O maior número de contratados, no entanto, foi para a educação especial ou inclusiva. Foram 155 os professores de apoio à educação especial (para acompanhamento de alunos com algum tipo de deficiência), um professor de braile (para alunos cegos).

De acordo com informações da Semed, todo aluno que entregou o laudo atestando o tipo de deficiência terá direito a um professor de apoio na rede municipal.

As primeiras vagas para os professores contratados para as classes dos anos iniciais e finais (matemática, português, história, geografia, ciências, inglês, artes, religião) do ensino fundamental foram ocupadas por 53 professores temporários. O processo de designação ocorreu na quinta e na sexta.

Os professores temporários vão substituir os professores titulares em situações de licença médica, licença maternidade, férias-prêmio, aposentadoria e outras condições (previstas em lei) que resultam em vacância temporária do cargo.

CANDIDATOS DEVEM FICAR DE OLHO

Se você é um dos 1.501 inscritos na seleção, deve ficar de olho no lançamento dos editais de convocação. Todos os dias, após as 14h, pode haver a publicação no site oficial da Prefeitura (Editais da Educação) ou em mural na sede da Secretaria de Educação.

Cálculos da Semed apontam que, na próxima semana (6 a 10 de fevereiro), pode haver o anúncio de mais vagas disponíveis. Diretores de escolas já enviaram listagem com demandas por mais professores.

O candidato a uma vaga deve ficar atento principalmente ao edital de convocação publicado (no site da PMU), porque a Semed não faz contato direto (por telefone ou algum tipo de mensagem).

A semed lembra ainda que o interessado deve ler atentamente o edital, especialmente para a documentação a ser entregue e o horário das designações.

Na primeira semana, em razão do quantitativo de designações, os candidatos foram recebidos no ginásio da Escola Municipal Glória Moreira. As próximas rodadas serão na própria sede da Secretaria de Educação.

designaa 0002

designaa 0001