Cadastro de Reserva de Professores 2023 – Educação Municipal quer os primeiros designados participando do evento de abertura do Ano Letivo

O processo seletivo de professores para designação/contratação temporária na rede municipal de ensino em 2023 está com inscrições abertas. A seleção será feita com base em apresentação de títulos acadêmicos.

A intenção é começar as designações a partir de 23 de janeiro, para já no dia 1º de fevereiro os primeiros designados também poderem participar do evento de lançamento do Ano Letivo 2023.

A formação de cadastro de reserva de professores eventuais visa à substituição dos titulares em casos de licença médica, férias-prêmio, licença maternidade, aposentadoria, entre outras situações que implicam vacância temporária do cargo.

O edital completo (Resolução 001/2023), com todas as informações (anexos, cadastro e ficha de inscrição), pode ser conferido clicando no link: http://semed2023.com.br/

Professores de educação infantil/anos iniciais do Ensino Fundamental, português, matemática, ciências, história, geografia, inglês, educação artística, educação física, educação religiosa, professores de apoio para educação especial, professor de Libras, de Braile interessados em participar do processo podem se inscrever na plataforma digital até o dia 16 de janeiro, às 17h30.

“Pedimos aos interessados para ler a resolução e os anexos com atenção, está tudo bem explicadinho”, observa Roberto César, servidor do departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Inicialmente, o candidato vai apenas preencher o cadastro/ficha de inscrição, que é autoexplicativo. Lá, vai assinalar o curso de graduação e as pós-graduações que tiver concluído (cursando não conta).
Os melhores classificados serão os que conseguirem maior pontuação e, com efeito, terem priorida
de na escolha de vagas. Os primeiros devem ser designados já no fim deste mês.

Seguindo a ordem de classificação em lista única vão sendo convocados ao longo das semanas e meses, na medida da necessidade da Educação Municipal.

Os editais de convocação vão sendo lançados no decorrer das semanas, e os classificados deverão ficar atentos para as publicações, normalmente editadas no site oficial da Prefeitura.
Por exemplo, uma professora sai em licença maternidade. A Semed publica o edital de designação, indicando escola, quantidade de aulas, salário.

Se o candidato selecionado (seguindo ordem de classificação) tiver interesse, deve apresentar a documentação e a comprovação dos títulos inscritos (diplomas e certificados de conclusão de curso reconhecidos pelo Ministério da Educação).

A estimativa da Secretaria de Educação de Unaí é de que pode chegar a cerca de 300 o número de designados em 2023, excedendo o quantitativo do ano passado: 220 (envolvendo professores, monitores e professores de apoio da educação especializada).

DÚVIDAS

De acordo com Roberto César, a maior dúvida dos interessados diz respeito à apresentação dos títulos acadêmicos. Ele explica que o candidato tem de ter uma graduação (curso superior) na área pretendida, e as pós-graduações também precisam ter conexão específica com a área de formação do candidato, senão não pontua.

“Por exemplo, as pós-graduações do graduado em matemática têm de ser na área de matemática. Não conta para pontuação ele ter uma pós-graduação em letras”, explica Roberto César.

A exceção, no caso, é para o professor de apoio à educação especializada. “Pode ter graduação em outra área (como pedagogia) e pós em educação especial, porque a graduação nesta área ainda é muito recente”.

Para tirar outras dúvidas ou obter mais informações, ligar 3677-4990 ou 3677-4991.

escpubb 0001