“Em janeiro, começo a rodar as escolas”, afirma secretário de Educação – “tenho de escutar mais, para não errar”

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O secretário de Educação de Unaí, Zeuman de Oliveira e Silva, tomou posse na segunda-feira, 26/12, mas já tem pronto o desenho de sua atuação à frente da pasta da Educação Municipal. Diz que fará uma “gestão de portas abertas”, para ouvir muito (diretores de escolas, professores, alunos e suas famílias, segmentos da sociedade organizada), mas também admite não querer ser surpreendido. Para atingir suas metas de gestão, no entanto, afirma que sairá do gabinete para rodar as escolas. Tem uma teoria: “se a gente não conhece a estrutura de perto, a gente não vai compreender o funcionamento”.

A partir do momento em que teve o nome aventado para assumir a pasta, professor Zeuman começou a construir um cronograma de reuniões “emergenciais” com alguns departamentos da Semed. Quinta-feira, dia 22/12, fez uma reunião virtual com ocupantes de cargos de comando na secretaria.

Em seguida, já presencialmente, foi a vez da gestão do transporte escolar que, segundo ele, requer alguns ajustes e soluções rápidas. Zeuman já assinou a documentação para o processo licitatório de contratação de 172 linhas do transporte escolar, que perfaz quase 14 mil quilômetros por dia nas estradas do município.

E, também emergencialmente, Zeuman se reuniu com o departamento de Recursos Humanos da Semed, para resolver “de forma imediata” a contratação dos professores designados, que deverão estar prontos para atuar já no dia 5 de fevereiro.

O número de contratados, por processo seletivo a ser realizado em janeiro, pode chegar a 200, entre os quais um número expressivo de profissionais para atuar na Educação Especial (efetuar atendimento de alunos com algum tipo de deficiência).

Para gerir a pasta da Educação com eficiência e eficácia, Zeuman espera contar com sua sólida formação acadêmica adquirida ao longo do tempo e com as experiências que obteve em sala de aula, na coordenação pedagógica e na gestão educacional que, entre outras funções desempenhadas, foi superintendente Regional de Ensino.

Como admite não almejar cargos político-eletivos, combinou com o prefeito Branquinho que sua atuação será de cunho “exclusivamente técnico”. “Branquinho me pediu para escutar, dialogar, fazer tudo dentro da legalidade. Enfim, me pediu para exercitar aquilo que eu já gosto”, conta Zeuman.

OFICINAS

Construir uma escola de formação continuada de gestores (diretores escolares) e de professores faz parte da agenda do novo secretário, para implementação logo no início do trabalho, assim como capacitar frequentemente os servidores da Educação.

Zeuman destaca principalmente um trabalho que deve ser feito com os professores. “Quero fazer um trabalho pedagógico com os professores, eles precisam estar engajados. Não tem transformação na educação que não passe pelas mãos dos professores. Aí, eu quero me colocar no lado deles. Quero ir às escolas, quero ser um secretário itinerante. Não quero enxergar a educação unaiense pela janela do gabinete”.

As cantineiras e os motoristas também serão alvo de capacitações, segundo o secretário. “Precisamos capacitar os motoristas para bem receber os alunos, para ações de primeiros-socorros em caso de necessidade, entre outras várias e necessárias”. Para Zeuman, o processo de educação dos alunos começa quando eles entram no ônibus escolar e só acaba quando eles voltam para casa.

TECNOLOGIA

“Quero levantar com muito afinco a questão da tecnologia na escola. Temos de avançar nesse sentido. O alunato hoje não tem nada a ver com o de cinco anos atrás. Hoje é tudo muito ágil, teremos de ter capacidade de adaptação muito grande, porque as coisas estão mudando muito rapidamente”, avalia o secretário.

Segundo ele, para meninos e meninas que são nativos digitais, as novas tecnologias devem fazer parte do universo educacional. “Eles têm formas novas de aprender, são formas diferentes. A escola precisa se adaptar a isso”.

E, para que ocorra essa adaptação da educação para o mundo digital, o novo secretário considera que tem de haver um preparo, particularmente dos diretores escolares e professores. “É um trabalho que temos de fazer”.

E conclama particularmente os professores para essa nova trincheira de luta, que demanda abertura ao novo (paradigma) e quebra de barreiras: “professor, não espere alcançar um nível alto para começar. Inicie logo. Não fique com medo de errar. Melhor errar, tentando. Aprender, fazendo”.

Professor Zeuman afirma que a Semed estará em busca das ferramentas necessárias para viabilizar o ingresso da Educação Municipal nas novas tecnologias de ensino e aprendizagem.

HORÁRIO INTEGRAL

“Concordo com isso. Funciona bem, mas a escola precisa ofertar ações, agregar valores”, dispara o secretário. Ele reconhece que, para a adoção do horário integral, a construção do projeto precisa envolver o entorno da escola.

Tem de envolver os segmentos da cultura, educação, cidadania, esporte e lazer, enfim, outros valores comunitários que têm de se integrar à escola. “Uma escola aberta, onde tudo precisa ser feito com muito cuidado”.

De acordo com Zeuman, numa extensão do horário do aluno dentro da escola, a comunidade precisa compreender que é parte integrante desse processo. E que cada um dentro da escola também tem de ocupar seu espaço. “O porteiro, a cantineira, o diretor, o professor, o aluno (por meio de seus grêmios estudantis), todos têm de ocupar seu espaço e construir juntos. A coisa vai”, prevê, com otimismo.

O novo secretário de Educação de Unaí diz acreditar que a nova composição do Ministério da Educação (atuando a partir de janeiro) poderá ser muito útil na implementação de projetos educacionais nos municípios. Isso porque o ministro e sua principal secretária são responsáveis por reconhecidos casos de sucesso e avanços obtidos na Educação Fundamental no Estado do Ceará, com destaque para a cidade de Sobral. “Lá, é exemplo o tempo todo”, frisa Zeuman.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Professor Zeuman diz estar encantado com o trabalho de Educação Especial (para alunos com algum tipo de deficiência) que vem sendo desenvolvido na rede municipal de ensino unaiense, com especial destaque para a Escola Glória Moreira, no bairro Canabrava.

Na sua opinião, o trabalho desenvolvido na Glória Moreira é melhor do que é feito em escolas particulares de Unaí e precisa ser conhecido pela sociedade unaiense. “É interessante, é maravilhoso. E as pessoas não têm conhecimento”.

Segundo observa, experiências bem-sucedidas precisam “pular o muro de uma escola, sair e entrar em outras escolas”, para serem devidamente implementadas.

E uma oportunidade para apresentar o que está dando certo poderá ser o evento que marcará o início do ano letivo 2023, no começo do mês de fevereiro. Servidores da Semed, de toda a rede municipal de ensino e convidados de segmentos da sociedade organizada deverão estar presentes.

“Quero trazer a sociedade organizada para dentro da educação, os clubes de serviço, o empresariado, os conselhos, a Associação Comercial, para eles saberem o que está acontecendo. E também para eles manifestarem sobre o que o mercado quer, o que a sociedade precisa”, analisa Zeuman.

Essa é uma forma, segundo avalia, de retirar a educação de um mundo de papéis, e aproximá-la da realidade, do mundo real, do que o mercado quer, do que as pessoas querem.

E durante o mandato, o secretário diz que lançará mão dos medidores, dos indicadores oficiais para avaliar se a rede de ensino está indo bem, ou não.

“Vamos observar os dados oficiais e indicadores do MEC (Ministério da Educação) que avaliam provas e resultados. Não dá para trabalhar com achismos”, afirma o secretário que terá dois anos pela frente para manter o funcionamento da Educação e tirar seus projetos do papel, colocando-os em prática.

“Projeto com 150 folhas, que ninguém sabe o que é, não dá mais. Temos de fazer coisas que caibam na palma da mão. Que você enxerga e fala: ‘tá evoluindo’”.

 zeumann 0001




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