Ampliação da rede: Creche do Divineia (em construção) vai suprir região com grande demanda por vagas

Juntamente com Centro e Cachoeira, a região do bairro Divineia é atualmente uma das que mais precisam de creche, em função da demanda. E foi pensando nisso que o prefeito José Gomes Branquinho assinou ordem de serviço em janeiro de 2021, autorizando a construção da Creche do Divineia.

A obra está em andamento, cerca de 50% executada, na avenida Rio de Janeiro – ao lado da Escola Estadual Delvito Alves –, no bairro Divineia. “Finalizou a fase de alvenaria. Agora vem as lajes”, explica o engenheiro da Prefeitura Emerson Souto, fiscal da obra.

A futura Creche do bairro Divineia está sendo erguida em planta idêntica à da creche em execução no bairro Rio Preto (Zé Pedro). São 1.515,35 m² de área a ser construída, tudo feito em conformidade com padrões técnico-pedagógicos atualizados e em obediência às regras de acessibilidade.

A Disthac Construções Engenharia Ltda, de Vicente Pires (DF), é a responsável pela execução desse espaço que atenderá cerca de 350 crianças de zero a três anos de idade. O investimento público na obra é da ordem de R$ 2,8 milhões, utilizando recursos próprios, assegurados pela Educação Municipal.

A Creche do Divineia é uma das quatro unidades de ensino infantil que o município está construindo "do zero" (Divineia, Santa Luzia, Cachoeira e Rio Preto).

Outras duas creches (Mamoeiro e Garapuava) tiveram suas construções “retomadas” (com recursos próprios) pelo município, já que foram paralisadas por falta de repasses do FNDE/Ministério da Educação.

Paralelamente às construções, a Educação Municipal investe ainda na reforma de escolas de ensino fundamental. A Euclides da Cunha, em Boa Vista, e a Teodoro Campos, em Garapuava, estão com obras em andamento.

Para as construções e as reformas, a Educação Municipal já garantiu (em recursos próprios) os cerca de R$ 15 milhões.

credivii 0003

credivii 0001