Comunidade da Escola Municipal Dr. Israel Pinheiro faz caminhada pela erradicação do trabalho infantil

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Os bairros Novo Horizonte/Canaã/Iuna começaram a manhã de sábado, 25/6, de maneira um tanto diferente: com uma grande movimentação da comunidade escolar (pais, alunos e professores), com destaque para os estudantes, portando faixas e cartazes pelas ruas.


O objetivo foi mostrar o nível de conscientização dos escolares sobre o tema, chamar a atenção da população local para a necessidade de erradicar o trabalho infantil no município e orientar sobre em que situação o adolescente a partir dos 14 anos pode trabalhar, como aprendiz.


A mobilização faz parte da culminância do projeto Ministério Público do Trabalho na Escola, que vem sendo desenvolvido em escolas municipais de Unaí desde abril. Diretores, professores, supervisores escolares e especialistas educacionais foram capacitados em fevereiro, a fim de desenvolver o projeto na escola e multiplicar para seu entorno.


Para Joselice Rodrigues Soares, diretora da Escola Israel Pinheiro, o MPT na Escola está sendo importante para conscientizar a comunidade escolar sobre os malefícios que o trabalho infantil provoca nas crianças em idade escolar, já que rouba a infância (com repercussão nos momentos de estudo, descanso, diversão e lazer) e pode até provocar a evasão escolar.


Assegurar o direito de crianças e adolescentes a uma infância sadia, segundo a diretora, vai resultar em adultos mais conscientes de seu papel na sociedade, no reconhecimento da relevância da escola na formação infantojuvenil (para a vida e para o trabalho) e no exercício da cidadania.


MPT NA ESCOLA


O principal objetivo do projeto é promover, no ambiente escolar, debates sobre o tema "trabalho infantil (causas, consequências, malefícios)" e a necessidade de se prevenir e combater essa grave forma de violação de direitos de crianças e adolescentes.


Dessa forma, depois de palestras e exposições feitas por uma especialista e desdobramento do tema nas escolas, a erradicação do trabalho infantil (abordagem para alunos de 4º e 5º anos) e a proteção do trabalho adolescente (explanação para alunos de 6º e 7º ano) servirão como matéria-prima para os estudantes se expressarem em sala de aula, por meio do conto, da poesia, da música e do desenho.


O município vai selecionar as melhores produções estudantis, que serão inscritas em nível estadual. Mas, antes, haverá a primeira seletiva na própria escola para a escolha dos melhores trabalhos. Uma última seletiva será promovida na Secretaria Municipal de Educação, onde uma comissão formada vai indicar somente o "campeão unaiense" de cada categoria (conto, poesia, música e desenho), para representar o município na disputa estadual. Todos os alunos das escolas participantes podem concorrer.


OS SELECIONADOS DA ISRAEL PINHEIRO


Ana Júlia Araújo Barros, aluna do 5º ano, teve sua música selecionada. E Nícollas Gabriel Souza Leite, aluno do 6º ano, teve seu desenho escolhido pela comissão da Escola Israel Pinheiro.

 

camisraell 0005


camisraell 0004

camisraell 0003

camisraell 0002

camisraell 0001





top