Empossado novo Conselho de Educação; presidente quer atenção especial às reivindicações da comunidade escolar

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Os conselheiros indicados para o biênio 2022-2024 tomaram posse nessa quarta-feira (4/5). O Conselho Municipal de Educação (CME) é composto por 26 membros (titulares e respectivos suplentes), representantes do governo e da Sociedade Civil. Cabe ao CME auxiliar a Administração de Unaí na construção contínua e na manutenção da política pública da educação, observando suas funções mobilizadora, deliberativa e fiscalizatória.


O CME é constituído por representantes dos diretores da rede municipal de ensino, dos professores e especialistas do ensino fundamental, dos professores da educação infantil, dos pais de alunos do ensino fundamental, dos pais de alunos da educação infantil, dos alunos da rede municipal de ensino, da Secretaria Municipal de Educação (Governo), da Superintendência Regional de Ensino, das associações comunitárias da área urbana, das associações comunitárias da área rural, do Poder Legislativo (Câmara Municipal), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb.


Na respectiva ordem das entidades estabelecidas acima, tomaram posse os seguintes conselheiros: Vanessa Damasceno Santos e Souza (titular) e Joselice Rodrigues Soares (suplente); Derkiane Rodovalho Ferreira Reis (titular) e Aline Silva Oliveira Gonçalves (suplente); Vani Pereira de Souza (titular) e Eunice Lopes Souto (suplente); Luciana Rodrigues de Souza (titular) e Roberta Gaia Santana Garzedim (suplente);


Rozinete Batista da Cruz (titular) e Márcia Vitória Pires Maciel (suplente); Edina Aparecida Araújo Lopes Gomes (titular) e Ronaldo Botelho da Silva (suplente); Pedro Celestino Pereira (titular) e Ana Paula Soares Ferreira (suplente); Berenice Silva Oliveira (titular) e Vanice Gonçalves de Souza Vaz (suplente); João Moreira (titular) e José Humberto Covídeo (suplente);


Sueslaine Pereira Brandão (titular) e Carlos Santana de Paiva (suplente); vereador Professor Diego (titular) e vereador Diácono Gê (suplente); Eliton Antônio da Silva (titular) e Gelta Mara Rosa de Oliveira (suplente); Geovana Pereira de Morais Assis (titular) e Kaíque Alves Caxito (suplente).


"Esses são cargos de reconhecimento público, sem remuneração, mas de grande importância para o andamento dos trabalhos", explicou a especialista em educação Janilde Fontana, responsável na Semed pelo processo de eleição do CME, que se iniciou no dia 30 de março, com a divulgação do edital público aos interessados em participar.


Janilde apresentou toda a documentação do conselho aos presentes (como decretos assinados, leis de alteração, Plano Municipal de Educação) e também o calendário de reuniões, com a primeira já marcada para 1º de junho, às 14h. O CME realiza uma reunião ordinária por mês. Extraordinárias podem ser realizadas a qualquer momento, desde que alguma excepcionalidade a exija.


IMPORTÂNCIA DO CONSELHO E POSSE DA MESA DIRETORA


Ainda é Janilde Fontana quem ressaltou a relevância social e representativa do CME: "Esse conselho representa mais de 6.000 alunos, 12 mil responsáveis pelos alunos e 1.070 servidores. Ou seja, mais de 19 mil pessoas são afetadas diretamente (pela educação municipal). E, indiretamente, todo o município (é afetado)". Segundo a coordenadora dos trabalhos, o Conselho Municipal de Educação tem uma história muito rica.


"Porque ele foi oportunizado a todos os municípios, para acompanhar e construir junto com o governo a política pública da educação, além de acompanhar a execução e a fiscalização dessa política", ressaltou.


Depois de cada conselheiro fazer sua própria apresentação e dizer qual entidade representa, deu-se a indicação dos novos componentes da mesa diretora do CME. Foram indicadas Vanessa Damasceno para presidente; Aline Gonçalves para vice-presidente; Roberta Gaia para 1ª secretária; e Ana Paula Ferreira para 2ª secretária.


"A educação é a base de tudo e envolve muita gente. Por isso, fica o nosso apelo aos conselheiros para trabalharmos da melhor maneira possível", afirmou a recém-empossada presidente do CME. "Estaremos de prontidão para atender as demandas do setor a todo momento. Estaremos atentas às reivindicações da comunidade escolar e às demandas para fiscalização e cobranças", completou.

 

conseduu 0009


conseduu 0008

conseduu 0007

conseduu 0006

conseduu 0005

conseduu 0004

conseduu 0003

conseduu 0002

conseduu 0001




top