Educação Infantil Municipal retoma atividades presenciais: dia 4/10 (maternal), dia 18/10 (berçário)

- As turmas serão divididas: a criança vai à unidade dia sim, dia não

- Inicialmente, o período das atividades será reduzido, para a criança ir se adaptando: de manhã, das 7h às 10h; à tarde, das 13h às 16h

- Todas as unidades de ensino infantil possuem kits de proteção individual para professores e servidores (máscaras, luvas, face shield, avental) e coletiva (sabonete, papel toalha, álcool em gel, álcool líquido)

- As salas de aula estão demarcadas com o distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras

- O retorno da criança não é obrigatório, desde que pai, mãe ou responsável legal assine um termo de responsabilidade.

A Secretaria Municipal de Educação de Unaí (Semed) anuncia que o retorno das atividades do maternal e do berçário vem acompanhado por uma série de medidas protetivas e de adaptação.

A rede municipal de educação infantil está entrando em contato com as famílias das crianças matriculadas e avisando sobre o retorno das atividades e, principalmente, como será esse retorno.

O retorno da criança não é obrigatório neste momento. Pai, mãe ou responsável legal que não sintam segurança para enviar o filho à unidade devem assinar um termo de responsabilidade.

Inicialmente, o aluno do maternal irá à unidade de ensino infantil dia sim, dia não, e num horário reduzido: de manhã, das 7h às 10h e à tarde, das 13h às 16h.

Passado o período de adaptação (tanto para a criança que está ingressando na escola pela 1ª vez, quanto para a que está retornando), o horário será normalizado.

"Vamos voltar com o maternal nesta segunda-feira (4/10), de maneira gradativa e com muita cautela. Vamos observando o desenrolar no período, para no dia 18 podermos retornar as atividades do berçário com mais segurança ainda", explica a diretora pedagógica da Semed, Lidiane Ribeiro.

Esse retorno do ensino infantil na rede municipal ocorre dois meses depois de a Semed retomar as aulas no ensino fundamental (1º ao 9º ano).

PROTEÇÃO E SEGURANÇA

Professores e servidores das unidades de ensino infantil já receberam o kit com equipamentos de proteção individual para serem usados no dia a dia. Máscaras, luvas, face shield (protetor facial) e aventais fazem parte do kit.

As unidades – que receberam álcool em gel, álcool líquido, sabonete e papel toalha – possuem ainda kits extras para atender alunos que chegarem sem algum item de proteção.

Nas salas de aula, as carteiras terão o distanciamento de 1,5 metro de aluno para aluno. A marcação é feita com fita adesiva no chão, demarcando o espaço de cada carteira.

"Estamos orientando os pais a não levarem à escola criança com sintomas de gripe, como tosse, nariz escorrendo e, em caso de teste positivo para covid, manter a criança em casa por 15 dias. Mas também tomaremos as precauções nas próprias escolas", conta a diretora administrativa da Semed, Jéssica Rodrigues.

educinff 0001