Garante vaga em escola mais próxima quem fizer o cadastramento até 19 de novembro

Pais, mães e responsáveis legais por crianças que já completaram seis anos ou vão completar até 31 de março de 2022 e querem garantir a vaga do aluno no ensino fundamental devem procurar a escola mais perto de casa, tanto na cidade quanto na zona rural, para o cadastramento.

A Secretaria Municipal de Educação iniciou o cadastramento escolar 2022 no dia 3 de outubro, e o prazo foi estendido até 19 de novembro, a fim de que todas as famílias com crianças em idade de ingressar no ensino fundamental sejam inseridas.

"Só vai ser matriculada na escola mais perto de casa a criança cuja família fez o cadastro dentro do prazo. Se não fizer o cadastramento escolar, a criança pode ter de estudar na escola onde sobrar vaga", explica o secretário municipal de Educação, Geraldo Magela da Cruz, ao justificar que ainda há um prazo considerável para o cadastramento da criança.

O secretário garante, de qualquer forma, que nenhuma criança ficará sem escola em Unaí. Assegura ainda que a ideia é que o aluno estude na escola mais próxima de casa, para facilitar a vida da família e os deslocamentos do próprio aluno.

Caso o aluno necessite estudar em unidade mais distante de onde mora, como ocorre em áreas da zona rural, terá transporte escolar à disposição.

DOCUMENTOS PARA O CADASTRO

Basta que o pai, a mãe ou responsável legal – com 18 anos ou mais – procure a escola mais perto de casa, munido de um documento de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação), da certidão de nascimento da criança e de uma cópia da conta de energia elétrica (Cemig) com o endereço da casa onde a criança reside.

FREQUÊNCIA À ESCOLA É OBRIGAÇÃO LEGAL

Lugar de criança e adolescente é na escola, e toda família é obrigada pela legislação a garantir que indivíduos de 7 a 14 anos tenham direito a esse benefício e frequentem o ambiente escolar.
O secretário de Educação conta que Unaí ainda registra casos de crianças fora da escola.

Nesse caso, segundo explica, os pais ou responsáveis legais são notificados. Caso a negligência permaneça, a Semed aciona o Conselho Tutelar e, em último caso, até o Ministério Público.

Na busca ativa por crianças que estão fora da escola e com o objetivo de reinseri-las, a Secretaria Municipal de Educação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

escola img dest