Uma manhã com arte, carinho e solidariedade para envolver pacientes e servidores do Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado (HMU). Essa a primeira ação de Natal de um conjunto de outras atividades programadas para este dezembro no hospital. A cantata de Natal do coral mirim do município abriu as ações na manhã dessa sexta (1º/12). A programação está sendo organizada pelo grupo de humanização que atua no HMU, formado por voluntárias, em parceria principalmente com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) da Prefeitura de Unaí.
O coral infantil, vinculado à Escola Municipal de Música da Sectur, entoou tradicionais canções natalinas como "Noite feliz" e "Bate o sino". A primeira apresentação pública do coral, composto por crianças de 6 a 9 anos, ocorreu sob a batuta do regente Kleber Silva e com acompanhamento (por flauta) do maestro Elias Pires, regente da Banda Municipal Lira Capim Branco. Para compor o cenário natalino, participaram atores do grupo teatral Kyrios e do grupo de teatro Saúde e Arte.
A pequena cantata iniciou-se do lado de fora do Pronto-Socorro do HMU, em frente à árvore de Natal (de 5 metros de altura) construída com garrafas peti, rolinhos de papel higiênico e embalagens de leite longa vida. Complementada por outros ornamentos, o cenário foi composto para dar boas-vindas ao período natalino. Depois, as crianças se deslocaram até o núcleo principal do Hospital Municipal, por cujos corredores seguiram entoando "Noite feliz". A entonação das crianças rompia suavemente o silêncio local e criava a ambiência necessária para evocar o nascimento do menino Jesus.
Toda a ação foi acompanhada de pertinho pelas voluntárias do grupo de humanização do HMU, que conta com a participação da primeira-dama, Neuzani Soares Branquinho. A Secretaria Municipal de Cultura é importante parceira nas ações do grupo de voluntárias, oferecendo cultura e arte aos pacientes do hospital, a fim de amenizar momentos de dor e angústia.
O prefeito José Gomes Branquinho esteve no local. Dizendo-se emocionado, agradeceu ao grupo de voluntárias, ao coral mirim, aos atores teatrais e aos demais envolvidos com a ornamentação natalina do HMU e com as ações que serão desenvolvidos no local neste mês, começando no dia 1º de dezembro. "Isso faz bem para a alma. Portanto, faz bem para os pacientes e faz bem para os servidores do Hospital Municipal", arrematou o prefeito Branquinho.
A abertura do Natal no HMU começa com uma pequena cantata preparada para o coral mirim
As crianças entram na recepção do PA entoando o clássico Noite Feliz
Atores teatrais compõem o cenário natalino para a apresentação musical
O grupo entra, cantando, no Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado
Prefeito Branquinho chega ao HMU a tempo de acompanhar a apresentação das crianças:
"isso faz bem para a alma, para os pacientes e para os servidores", ressaltou